Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Segurança

Crimes na Web: Hackers estão vencendo a guerra

:: Da redação
:: Convergência Digital :: 05/03/2012

Na RSA Conference, realizada na semana passada, nos Estados Unidos, os profissionais de segurança de tecnologia viram mais do lado negro do que esperavam: uma série de presidentes-executivos cujas empresas sofreram ataques de hackers."É bastante desanimador", disse Gregory Roll, que foi ao evento, em busca de conselhos e para avaliar a opção de comprar softwares de segurança para seu empregador, um grande banco que ele se recusou a nomear porque não estava autorizado a falar em nome da instituição. "É uma batalha constante, e estamos perdendo".

O evento ocorreu no momento que o Congresso dos Estados Unidos vota sobre novas legislações com o objetivo de proteger melhor empresas norte-americanas de cyberataques por espiões, criminosos e ativistas.Se a proposta de lei sugere que hackers estão sendo bem-sucedidos com todo tipo de empresas, o conjunto de palestrantes considerou o assunto de uma perspectiva pessoal.

A palestra de abertura, de Art Coviello, conselheiro da patrocinadora da conferência e vítima de hacking RSA, definiu o tom com a música dos Rolling Stones "You Can't Always Get What You Want" (você nem sempre consegue o que quer, em português). No ano passado, a empresa teve um e-mail com um anexo infectado havia sido aberto por um funcionário. Isso deu a hackers acesso à rede corporativa e eles emergiram com informações sobre como a RSA calcula os números mostrados em Tokens SecurID, que em seguida foram usadas num ataque a Lockhead Martin que o empresa de defesa disse ter frustrado.

Conviello disse que ele esperava que as mazelas da empresa ajudassem a criar um sentido de urgência em face de oponentes formidáveis, especialmente governos estrangeiros, que estão sendo auxiliados pela crescente indefinição das fronteiras entre atividades online profissionais e pessoais. Cerca de 70% de empregados numa pesquisa que ele citou admitiram subverter regras corporativas com o objetivo de conseguir acesso a outros recursos por meio de redes sociais e smartphones, fazendo com que a segurança se torne muito mais difícil.

Quem também assumiu que foi vítima dos hackers foi a Nasa. A empresa informou que cibercriminosos roubaram credenciais de funcionários e conseguiram acesso a projetos críticos para missões no ano passado em 13 grandes violações às redes que poderiam prejudicar a segurança nacional dos EUA. O inspetor-geral da Administração Nacional de Aeronáutica e do Espaço, Paul Martin, depôs esta semana no Congresso sobre as violações, que parecem estar entre as mais significativas dentre uma série de problemas de segurança em agências federais.

A agência espacial descobriu em novembro que os hackers, trabalhando de um endereço de IP (Internet Protocol) da China, invadiram a rede do Laboratório de Propulsão de Jatos (JPL, sigla em inglês) da Nasa, relatou Martin durante o seu depoimento divulgado na quarta-feira. Um dos laboratórios principais da Nasa, o JPL administra 23 espaçonaves que conduzem missões espaciais ativas, incluindo missões a Júpiter, Marte e Saturno.

* Fonte: Agência Reuters

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


:: Leia também:

:: 22/07/2014 13:51
Certificados digitais são usados para legitimar malware

:: 16/07/2014 12:11
Brasil foi país mais atacado pelo trojan bancário Shylock

:: 14/07/2014 17:22
Novos domínios genéricos da Web são usados para phising

:: 02/07/2014 15:00
Megafraude bancária tem como alvo o correntista brasileiro

:: 01/07/2014 12:06
Brasil entre os três países mais atacados por malware financeiro

:: 30/06/2014 14:00
Ataques DDoS se sofisticam e assustam empresas brasileiras

:: 26/06/2014 13:00
Crimes na Web: banco europeu sofre roubo de mais de meio milhão de euros

:: 26/06/2014 09:44
Apps manipulados disseminam malware nos tablets e smartphones

:: 25/06/2014 12:10
CEOs: ataque cibernético é problema seu

:: 17/06/2014 10:32
Empresas brasileiras são o alvo preferido para ataques cibernéticos




Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Urna eletrônica: Investigadores decifram código-fonte e preparam 'ataque'

PRÓXIMA
Sem governança, corporações pecam no combate aos cibercriminosos




Governo proíbe uso de criptografia estrangeira em dados de órgãos públicos
:: 16/07/2014 :: Segurança

Departamento de Segurança da Informação e Comunicações, do GSI da Presidência da República, baixou quatro normas que alteram ou inovam na proteção de dados no governo federal. Biometria, equipamentos em território nacional, nuvem exclusiva de órgãos da administração e redes estatais de transmissão de dados estão no cardápio.


Brasil foi país mais atacado pelo trojan bancário Shylock
:: 16/07/2014 :: Segurança

Segundo a Europol, Shylock infectou mais de 30 mil computadores em todo o mundo que rodam Windows.


Reino Unido manobra por nova lei de acesso a dados pessoais
:: 10/07/2014 :: Segurança

Segundo o primeiro ministro britânico, James Cameron, a nova lei reinstitui a guarda de dados por empresas de Internet e telecomunicações e garante acesso desses dados pelas autoridades. Projeto ganhou caráter emergencial.


Vacina para malware do boleto bancário é o próprio internauta
:: 02/07/2014 :: Segurança

O diretor técnico para América Latina da RSA, Marcos Nehme, diz que o 'bolware', que frauda boletos bancários, deve estar, agora, na 19ª versão e se mantém ativo. O malware pode ter comprometido 495.753 transações por boleto ao longo de dois anos.

» Megafraude bancária tem como alvo o correntista brasileiro
» Brasil entre os três países mais atacados por malware financeiro


Você sabe porque sua empresa é vulnerável?
:: Por Roque Abdo*

Cobertura em vídeo do Convergência Digital

Veja as coberturas especiais do Convergência Digital



Veja a primeira edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC Alianza Latinoamericana
de Medios TIC


A Revista Alianza é fruto de uma aliança editorial entre os veículos InversorLatam, portal Convergência Digital e Evaluamos, da Colômbia. Nosso compromisso é retratar os pontos mais importantes de Telecom e TI na América Latina. Nessa primeira edição, tratamos de um tema que está na lista de prioridade: a governança da Internet. Boa leitura!

Clique aqui para ver todas as edições




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2014 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!