Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Segurança

Mobilidade exige cuidado com segurança

:: Fabio Barros
:: Convergência Digital :: 01/03/2012

Uma das constatações da Pesquisa 2012 sobre a Situação da Mobilidade, divulgada nesta quinta-feira, 01, pela Symantec, é que organizações que decidem abraçar a mobilidade sem comprometer a segurança terão maior probabilidade de aprimorar os processos de negócios e obter ganhos de produtividade.

Para esse fim, Kahren Ivanechtchuk, gerente comercial da Symantec Brasil, lembra que as organizações devem considerar a elaboração de uma estratégia móvel que defina uma cultura móvel e esteja alinhada com sua tolerância a riscos de segurança.

Por conta disso, a executiva deu algumas recomendações, como:

Habilitar amplamente: a mobilidade oferece enormes oportunidades para organizações de todos os tamanhos. Explore as maneiras de se beneficiar com a mobilidade e desenvolva uma abordagem em fases para desenvolver um ecossistema que apoie seu plano. “Para obter o máximo dos benefícios móveis, faça planos para as aplicações de negócios que sejam mais difundidas. Os funcionários vão usar os dispositivos móveis nos negócios de uma maneira ou de outra – permita isso de acordo com suas condições”, diz.

Pensar estrategicamente: faça uma avaliação realista da escala do seu plano de negócios móveis e dos impactos em sua infraestrutura. Pense além do e-mail. Explore todas as possibilidades móveis que possam ser introduzidas e entenda os riscos e as ameaças que precisam ser atenuadas. Ao planejar, tenha uma abordagem multifuncional para proteger dados confidenciais independentemente de aonde eles possam ir.

Gerencie eficientemente: os dispositivos móveis são endpoints legítimos que exigem a mesma atenção dada aos PCs tradicionais. Muitos dos processos, políticas, orientações e tecnologias que são usadas em desktops e notebooks também são aplicáveis às plataformas móveis. “Por isso, o gerenciamento de dispositivos móveis deve ser integrado ao quadro global de gestão da TI e administrado da mesma forma – o ideal é usar soluções compatíveis e políticas unificadas. Isso gera eficiência operacional e reduz o custo total de propriedade”, explica Kahren.

Aplique adequadamente: com mais funcionários conectando seus dispositivos pessoais à rede corporativa, as organizações precisam modificar suas políticas de uso para acomodar tanto os equipamentos das empresas quanto os pessoais. O gerenciamento e a segurança terão que diferenciar os equipamentos com base na propriedade e em controles associados necessários para a organização. Os funcionários continuarão a acrescentar dispositivos à rede corporativa para tornar suas tarefas de trabalho mais eficientes e agradáveis. Então, as organizações devem se planejar para isso nos níveis legal, operacional e cultural.

Proteja abrangentemente: olhe além da senha básica, da remoção de dados e das diretivas de bloqueio de aplicativos. Concentre-se nas informações e em onde elas são visualizadas, transmitidas e armazenadas. A integração com as atuais políticas de prevenção contra perda de dados, criptografia e autenticação vão garantir conformidade corporativa e regulatória consistente.

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 


:: Leia também:

:: 26/02/2015 11:53
Consumidor paga menos por serviços de comunicação

:: 25/02/2015 16:57
Abinee: Confiança dos empresários aumenta, mas ainda é baixa

:: 25/02/2015 10:54
Projeto de lei nos EUA tenta barrar “globalização” da ICANN

:: 24/02/2015 17:11
Dispositivos móveis são alvos de malwares em 2015

:: 23/02/2015 11:44
Softex: apoio a exportadores em canais de distribuição termina hoje

:: 23/02/2015 10:56
FGV: Marco Civil da Internet impede o "acesso grátis"

:: 20/02/2015 18:07
Telecom Italia investirá R$ 14 bi no Brasil até 2017

:: 19/02/2015 11:32
Tribunal ainda vê resultados da Lei de Informática como "questionáveis"

:: 13/02/2015 12:11
TIM monta plano para enfrentar crise energética, mas não descarta falhas

:: 12/02/2015 17:03
Malware infectou 16 milhões de dispositivos móveis em 2014




Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Conversa entre cliente e advogado pode ser grampeada

PRÓXIMA
Interpol prende hackers do Anonymous na América Latina




Dispositivos móveis são alvos de malwares em 2015

Dados mostram que há cerca de  900 mil amostras maliciosas para o Android e existe a previsão de surgir mais 1.300 por dia para esse sistema


Padrão aberto é saída para combate às fraudes em cartão com chip

A "tokenização" e a criptografia ponto a ponto podem ser aliados mais eficientes contra criminosos virtuais, mas é preciso desenvolver padrões abertos de segurança para evitar conflitos na implementação. Até o final de 2015, pelo menos, 5% dos emissores de cartão sofrerão fraude em seus cartões devido às implantações inadequadas de chip.


Estagnação econômica reduz número de fraudes online no Brasil

Dados da Serasa mostram que, em 2014, houve uma tentativa de fraude a cada 15,5 segundos no país Este resultado representou queda de 7,5% em comparação a 2013, ano em que foram registradas 2.204.158 tentativas (uma a cada 14,5 segundos). O setor de Telefonia liderou o número de tentativas, mas também registrou uma queda de 18,7% em relação a 2013.


Data centers e serviços na nuvem são os alvos principais dos ataques DDoS

Relatório global mostra que, em 2014, mais de um terço dos operadores de data center passou por ataques DDoS que esgotaram sua largura de banda de Internet.



FBI não gostou do iPhone 6: ele dificulta os serviços de espionagem
:: Por Wilians Geminiano*

Cobertura em vídeo do Convergência Digital

Veja as coberturas especiais do Convergência Digital



Veja a segunda edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC Alianza Latinoamericana
de Medios TIC . nº 2


Nesta segunda edição, tratamos de um tema que está na lista de prioridade dos gestores de TI: o BIG DATA

A Revista Alianza é fruto de uma aliança editorial entre os veículos InversorLatam, portal Convergência Digital e Evaluamos, da Colômbia. Nosso compromisso é retratar os pontos mais importantes de Telecom e TI na América Latina.

Clique aqui para ver outras edições




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!