Cloud ComputingConvergência Digital
Empresas ainda desconhecem custos e benefícios de SaaS em cloud

Convergência Digital - Hotsite Cloud Computing
:: Convergência Digital :: 16/02/2012

A oferta de software como serviço (SaaS) entregue em cloud computing tem sido considerada uma das opções com melhor eficiência de custo para as empresas interessadas em desenvolver ou ampliar funções de business intelligence (BI).

Diante da demanda por maior capacidade computacional e dos desafios de construir suas próprias soluções analíticas, profissionais de TI normalmente escolhem SaaS, estimulados ainda pelos seus custos iniciais relativamente baixos.

Uma pesquisa do Gartner junto a 1.364 gerentes de TI e usuários de plataformas de BI revelou que aproximadamente 35% desses profissionais planejam utilizar ou já utilizam SaaS em cloud para complementar funções centrais de business intelligence.

James Richardson, diretor de pesquisa do Gartner, disse que apesar do crescente interesse, o mercado ainda está confuso sobre o que as soluções analíticas e o BI como serviços em nuvem oferecem e o que entregam de fato.

"SaaS e BI baseado em cloud são vistos como uma alternativa mais rápida, de menor custo e mais fácil de implementar, embora isso ainda não tenha sido comprovado na prática", salienta o executivo.

Embora os compradores normalmente achem que SaaS é mais barato, a realidade não é tão simples. A consultoria desenvolveu modelos para analisar custos de SaaS e descobriu que o software como serviço só é mais barato durante os cinco primeiros anos, mas oferece benefícios de longo prazo relacionados a fluxo de caixa e custos de TI reduzidos.

O SaaS, observa ainda a consultoria, também possibilita implantações mais rápidas e são uma boa alternativa quando a área de TI não consegue responder rapidamente a demandas de negócios.

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 

 Matérias relacionadas com o assunto Cloud Computing   Gartner  

:: 02/04/2014 12:00
Big data e mobilidade impõem datacenters inteligentes

:: 04/11/2013 16:27
"A era das desculpas acabou", adverte o Gartner

:: 30/10/2012 10:00
No Brasil, CIOs ainda enxergam computação na nuvem como 'perigo imediato'

:: 16/02/2012 15:30
Empresas ainda desconhecem custos e benefícios de SaaS em cloud

Soluções de TI Simples
TI inteligente atua no controle das estradas de São Paulo

Centro de Controle de Informações (CGI) passa a integrar todas as informações, coletadas em mais de 6 mil km de rodovias no Estado.

» Ações humanas respondem por mais de 95% dos incidentes de segurança
» CSO: pronto para assumir a culpa nas violações da segurança

Opinião
Como será a rede SDN na América Latina?
:: Por Hector Silva*

VídeosMais vídeos



Destaques

Marco Civil: Saúde decide que o dado pertence ao cidadão

"O dado não é do médico. O dado não é do hospital. O dado é do cidadão. Isso pode parecer trivial, mas não era assim", frisou o diretor de Tecnologia do Datasus, Augusto Gadelha. Segundo ele, o Registro Único de Saúde só avançará se a privacidade do cidadão for respeitada.


Com big data, Governo deve cruzar dados com redes sociais

A afirmação é do diretor de Operações do Serpro, Wilton Motta. Segundo ele, a riqueza de informações das redes sociais permite, por exemplo, aperfeiçoar uma política nacional de segurança.


'Donos' dos dados travam estratégia do governo para big data

"O dado não é do ministério. É do Estado", diz o diretor de operações do Serpro, Wilton Motta.


Brasil: só 8% das empresas assumem usar cloud

Pesquisa mostra também que o bom e velho telefone supera as redes sociais no relacionamento cliente/fornecedor.


Copyright © 2014 Convergência Digital            Todos os direitos reservados.            É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.