Cloud ComputingConvergência Digital
Empresas ainda desconhecem custos e benefícios de SaaS em cloud

Convergência Digital - Hotsite Cloud Computing
:: Convergência Digital :: 16/02/2012

A oferta de software como serviço (SaaS) entregue em cloud computing tem sido considerada uma das opções com melhor eficiência de custo para as empresas interessadas em desenvolver ou ampliar funções de business intelligence (BI).

Diante da demanda por maior capacidade computacional e dos desafios de construir suas próprias soluções analíticas, profissionais de TI normalmente escolhem SaaS, estimulados ainda pelos seus custos iniciais relativamente baixos.

Uma pesquisa do Gartner junto a 1.364 gerentes de TI e usuários de plataformas de BI revelou que aproximadamente 35% desses profissionais planejam utilizar ou já utilizam SaaS em cloud para complementar funções centrais de business intelligence.

James Richardson, diretor de pesquisa do Gartner, disse que apesar do crescente interesse, o mercado ainda está confuso sobre o que as soluções analíticas e o BI como serviços em nuvem oferecem e o que entregam de fato.

"SaaS e BI baseado em cloud são vistos como uma alternativa mais rápida, de menor custo e mais fácil de implementar, embora isso ainda não tenha sido comprovado na prática", salienta o executivo.

Embora os compradores normalmente achem que SaaS é mais barato, a realidade não é tão simples. A consultoria desenvolveu modelos para analisar custos de SaaS e descobriu que o software como serviço só é mais barato durante os cinco primeiros anos, mas oferece benefícios de longo prazo relacionados a fluxo de caixa e custos de TI reduzidos.

O SaaS, observa ainda a consultoria, também possibilita implantações mais rápidas e são uma boa alternativa quando a área de TI não consegue responder rapidamente a demandas de negócios.

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 

 Matérias relacionadas com o assunto Cloud Computing   Gartner  

:: 04/11/2013 16:27
"A era das desculpas acabou", adverte o Gartner

:: 30/10/2012 10:00
No Brasil, CIOs ainda enxergam computação na nuvem como 'perigo imediato'

:: 16/02/2012 15:30
Empresas ainda desconhecem custos e benefícios de SaaS em cloud

:: 02/04/2014 12:00
Big data e mobilidade impõem datacenters inteligentes

Soluções de TI Simples
Camisaria Colombo unifica comunicação com tablets

Uma das maiores redes de varejo de vestuário do Brasil reformulou sua plataforma de comunicação para os três mil colaboradores.

» Porta aberta à falha na Segurança
» CSO: pronto para assumir a culpa nas violações da segurança
» Não deixe a TI causar um estrago incalculável

Opinião
Como será a rede SDN na América Latina?
:: Por Hector Silva*

VídeosMais vídeos



Destaques

Para EMC Brasil, teles e bancos puxam a adoção do big data

O presidente da empresa, Carlos Cunha, diz que o mercado nacional amadureceu para o uso de serviços de computação na nuvem, mas precisa de apoio para implementar essas soluções. O desafio, agora, é formar os cientistas de dados.


Na guerra da nuvem, Microsoft ativa data center brasileiro

Unidade é a primeira da empresa na América Latina e está localizada em São Paulo. O centro de dados servirá para consolidar os negócios de IaaS da empresa no país e servirá ainda para atender clientes dos países da região.


Banco do Brasil admite que big data desafia a área de TI

Vice-presidente de tecnologia do Banco do Brasil, Geraldo Afonso Dezena da Silva, diz que o banco está usando o big data para entender o comportamento do seu correntista. Já sobre computação em nuvem, o banco é conservador: a nuvem privada é a escolha.


Big data: qual é a linha entre ser ou não ser ético?

Como fazer quando as empresas começam a saber mais de nós do que nós mesmos?


Falta conhecimento para extrair valor do big data

Questão é o desafio número 1 para boa parte dos gestores de TI no país.


Copyright © 2014 Convergência Digital            Todos os direitos reservados.            É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.