INTERNET

Anonymous brasileiro perde o foco nas ações de ciberativismo

Luiz Queiroz ... 09/02/2012 ... Convergência Digital

Ao proferir palestra na Campus Party 2012, evento que acontece esta semana, na capital paulista, sobre o tema "Ciberativismo Político: Separando o Joio do Trigo", o professor e doutor pela Universidade Federal do ABC, além de membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Sérgio Amadeu da Silveira, defendeu os ataques de negação de serviço (DDoS) que têm sido impostos pelo grupo Anonymous às grandes corporações e governos considerados "autoritários". Mas criticou a facção brasileira desse grupo que, ao longo da semana passada, realizou ações com o espírito de prejudicar a população.

"É legítimo o direito de manifestação, desde que você não invada a máquina de ninguém, desde que você não obrigue ninguém a fazer nada. Eu tenho o direito de fazer uma passeata na Avenida Paulista, na Esplanada dos Ministérios e também de fazer um protesto de negação de serviço contra os sites das grandes corporações e de governos que desrespeitam os direitos dos cidadãos", afirmou.

No entanto, Amadeu criticou a falta de foco da facção brasileira do Anonymous, nas ações de ciberativismo que vem empreendendo pela rede. Segundo ele, a suposta facção brasileira estaria indo na contramão do contexto mundial, que tem sido lutar contra grandes corporações e governos autoritários, esclarecendo a opinião pública sobre seus atos.

Ele se disse surpreso, após tomar conhecimento do ataque aos bancos, pois considerava que seria mais uma ação contra o capital financeiro e as grandes corporações. Mas um suposto membro do grupo explicou numa rádio que os ataques seriam direcionados aos cidadão brasileiros por serem "acomodados". "Eu não posso concordar com isso", explicou.

CDTV do portal Convergência Digital gravou os principais trechos da palestra de Sérgio Amadeu sobre o assunto, transmitidos via internet pela organização da Campus Party 2012. Assistam.


Cobertura Especial 1ª Conferência Abranet

Provedores Internet: à espera do Marco Civil, guardem seus logs

Advogada Tais Gasparian, sócia na Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo, Gasparian Advogados, cobra a regulamentação do Marco Civil da Internet. "O cenário está muito confuso para os ISPs", disse.


Veja mais da cobertura especial da 1ª Conferência Abranet

Redes brasileiras sofreram o impacto do 'segundo a mais'

O leap second, ou o segundo a mais, aconteceu no dia 30 de junho, às 20H59, horário de Brasília.

Google vai remover das buscas links com ‘vingança pornográfica’

Vice-presidente da empresa comunicou que nas próximas semanas será disponibilizado um formulário na web para pedidos de quem teve imagens de nudez ou sexualmente explícitas divulgadas sem consentimento.

E-commerce Brasil: PMEs têm de ter selo de capacitação para estarem no Black Friday

Programa de capacitação foi lançado pela camara-e.net e tem como objetivo garantir credibilidade às compras virtuais.

Wikipedia quer acordo de 'zero rating' no Brasil

Fundador da empresa, Jimmy Wales, participou do CIAB Febraban e informou que planeja ter uma MVNO no país. No Brasil, plataforma conta com mais de 876 mil artigos.

Revista Abranet 13 . Junho 2015
Veja edição 13 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet Pesquisa inédita encomendada pela Abranet ao IBPT mostrou a relevância do segmento de Internet, cujas empresas faturaram R$ 144,7 bilhões em 2014. No período de 2012 a 2014, foram gerados 51.180 novos postos de trabalho, um incremento de 17,5%.
Clique aqui para ver outras edições