OPINIÃO

Inteligência Analítica: Saiba como usar na sua empresa

Por Marcela Vairo*
08/02/2012 ... Convergência Digital

Estudos atuais revelam que a capacidade mundial de armazenamento de dados cresce a uma taxa de aproximadamente 43% ao ano. Extremamente alta, essa taxa impacta diretamente nas empresas que lidam com grandes volumes de dados corporativos, que se veem desafiadas pelo aumento dos custos de gerenciamento e armazenamento de informações, pela crescente necessidade do aumento da segurança, já que hoje os dados estão cada vez mais dispersos em diferentes sistemas e aplicativos, podendo ser acessados por um número ilimitado de usuários – de dentro e de fora das empresas.

Além disso, o alto volume de informações ocasiona um fato novo: a garantia da qualidade desses dados está cada vez mais complexa. Em muitas empresas, nas quais há uma grande quantidade de informações e relatórios desconectados entre si, não há um consenso sobre sua confiabilidade e atualização. É preciso, portanto, que se aprenda a armazenar e gerenciar a informação de maneira mais inteligente, eficaz e segura.

Primeiramente, é preciso que as empresas coloquem seu pensamento no futuro, escolhendo ferramentas e fornecedores que tragam um menor custo total de propriedade ao longo dos anos, principalmente no que se refere ao custo de manutenção do legado. É também fundamental que se estabeleça uma política de governança e ciclo de vida do dado para que se possa armazenar a informação nas mídias com um melhor custo benefício, levando em consideração o volume e a frequência do acesso aos dados.

Atualmente, fala-se muito no conceito de big data - aquele que envolve justamente o desafio de gerir a velocidade e a crescente variedade e volume das informações geradas pelas empresas. Como citado anteriormente, além desses três fatores, não podemos deixar de lado a questão da qualidade, do custo e da segurança da informação. Isso é inteligência analítica, e seu principal benefício é, sem dúvida, o aumento da competitividade da empresa, seja por meio da ampliação da receita gerada por produtos e ofertas diferenciados, seja pela redução de custos ocasionada pela otimização dos processos.

O importante é que as empresas saibam como se beneficiar dos dados gerados pela inteligência analítica. Um entendimento mais assertivo das necessidades de seus clientes, as capacita a adaptar seus produtos e processos para melhor atendê-los. Além disso, cada vez mais, a análise de informações em tempo real faz com que esses benefícios sejam imediatos – tornando as organizações mais eficientes e eficazes.

Vale ressaltar ainda que a inteligência analítica pode ser aplicada aos mais diversos segmentos, como na área de pesquisas em universidades, atendimento a pacientes em hospitais, elaboração de ofertas e campanhas de marketing para varejistas, concessão de crédito para bancos, acompanhamento de processos em tribunais, redução dos índices de perda de clientes em empresas de telefonia e otimização de processos de extração de recursos naturais nos setores de energia e mineração.

*Marcela Vairo é gerente de software de gerenciamento da informação da IBM Brasil




  • Copyright © 2005-2015 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G