Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital


Home - Opinião


Inteligência Analítica: Saiba como usar na sua empresa

 :: Por Marcela Vairo*
 Convergência Digital
:: 08/02/2012 

Estudos atuais revelam que a capacidade mundial de armazenamento de dados cresce a uma taxa de aproximadamente 43% ao ano. Extremamente alta, essa taxa impacta diretamente nas empresas que lidam com grandes volumes de dados corporativos, que se veem desafiadas pelo aumento dos custos de gerenciamento e armazenamento de informações, pela crescente necessidade do aumento da segurança, já que hoje os dados estão cada vez mais dispersos em diferentes sistemas e aplicativos, podendo ser acessados por um número ilimitado de usuários – de dentro e de fora das empresas.

Além disso, o alto volume de informações ocasiona um fato novo: a garantia da qualidade desses dados está cada vez mais complexa. Em muitas empresas, nas quais há uma grande quantidade de informações e relatórios desconectados entre si, não há um consenso sobre sua confiabilidade e atualização. É preciso, portanto, que se aprenda a armazenar e gerenciar a informação de maneira mais inteligente, eficaz e segura.

Primeiramente, é preciso que as empresas coloquem seu pensamento no futuro, escolhendo ferramentas e fornecedores que tragam um menor custo total de propriedade ao longo dos anos, principalmente no que se refere ao custo de manutenção do legado. É também fundamental que se estabeleça uma política de governança e ciclo de vida do dado para que se possa armazenar a informação nas mídias com um melhor custo benefício, levando em consideração o volume e a frequência do acesso aos dados.

Atualmente, fala-se muito no conceito de big data - aquele que envolve justamente o desafio de gerir a velocidade e a crescente variedade e volume das informações geradas pelas empresas. Como citado anteriormente, além desses três fatores, não podemos deixar de lado a questão da qualidade, do custo e da segurança da informação. Isso é inteligência analítica, e seu principal benefício é, sem dúvida, o aumento da competitividade da empresa, seja por meio da ampliação da receita gerada por produtos e ofertas diferenciados, seja pela redução de custos ocasionada pela otimização dos processos.

O importante é que as empresas saibam como se beneficiar dos dados gerados pela inteligência analítica. Um entendimento mais assertivo das necessidades de seus clientes, as capacita a adaptar seus produtos e processos para melhor atendê-los. Além disso, cada vez mais, a análise de informações em tempo real faz com que esses benefícios sejam imediatos – tornando as organizações mais eficientes e eficazes.

Vale ressaltar ainda que a inteligência analítica pode ser aplicada aos mais diversos segmentos, como na área de pesquisas em universidades, atendimento a pacientes em hospitais, elaboração de ofertas e campanhas de marketing para varejistas, concessão de crédito para bancos, acompanhamento de processos em tribunais, redução dos índices de perda de clientes em empresas de telefonia e otimização de processos de extração de recursos naturais nos setores de energia e mineração.

*Marcela Vairo é gerente de software de gerenciamento da informação da IBM Brasil


Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 

:: Leia também:

:: 17/03/2014 16:00
Arenas viram centros de conhecimento

:: 01/09/2014 07:00
Revista Alianza 2

:: 07/08/2014 16:33
TI como um centro de lucro

:: 16/07/2014 13:04
De builder a broker, como será a evolução do papel do CIO nas empresas

:: 01/07/2014 12:15
Marketing Digital: A Copa, a multi-tela e a sua empresa

:: 24/03/2014 16:32
Xing ling não é coisa só de pobre

:: 27/02/2014 17:16
Telefonia Móvel: Um Grande Futuro

:: 26/02/2014 14:36
Bestway lança rede social corporativa na Apple Store

:: 11/07/2013 15:12
eSocial é para todos

:: 28/03/2013 11:24
Que venha a NASDAQ brasileira


Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Mobile Payment: Uma Guerra de Gigantes

PRÓXIMA
Distribuição: A arte de reter a carteira de clientes



Veja a segunda edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC Revista do 58º Painel Telebrasil 2014

Revista do 58º Painel Telebrasil, realizado nos dias 09 e 10 de setembro de 2014 em Brasília, tendo como tema principal Perspectivas e Propostas para o Próximo Governo, Telecomunicações, Competitividade e Inovação no Brasil.

Clique aqui para ver mais revistas



:: 20/10/2014 17:45 :: Carreira
Analista de sistemas é o cargo mais procurado em TI no Brasil

:: 20/10/2014 16:32 :: Internet
Mapa mostra onde e quando a Internet “dorme”

:: 20/10/2014 15:45 :: Carreira
2015 está aí: quer mudar de emprego?

:: 20/10/2014 15:22 :: Segurança
TSE corre para reparar urnas biométricas

:: 20/10/2014 15:00 :: Internet Móvel 3G / 4G
PROTESTE faz app para registro de queixas de consumo




IT Careers
2015 está aí: quer mudar de emprego?

Os processos de seleção são muito dinâmicos e um currículo mal feito pode enterrar seus sonhos.

» Marketing digital: Universidade erra na formação
» Inglês gratuito para programadores em TI


TIM investe em compartilhamento de dados gratuito

Estratégia tem como objetivo reforçar a tele no mercado pós-pago.

» PROTESTE faz app para registro de queixas de consumo
» Compartilhamento: Anatel cobra licenciamento duplo de Oi e Tim
» Anatel não tem pressa para vender fatia que sobrou em 700 MHz
» Minicom aposta que 4G será o serviço predominante até 2018


CDTV - Cobertura em vídeo do Convergência Digital




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2014 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!