Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital


Home - Opinião


Inteligência Analítica: Saiba como usar na sua empresa

 :: Por Marcela Vairo*
 Convergência Digital
:: 08/02/2012 

Estudos atuais revelam que a capacidade mundial de armazenamento de dados cresce a uma taxa de aproximadamente 43% ao ano. Extremamente alta, essa taxa impacta diretamente nas empresas que lidam com grandes volumes de dados corporativos, que se veem desafiadas pelo aumento dos custos de gerenciamento e armazenamento de informações, pela crescente necessidade do aumento da segurança, já que hoje os dados estão cada vez mais dispersos em diferentes sistemas e aplicativos, podendo ser acessados por um número ilimitado de usuários – de dentro e de fora das empresas.

Além disso, o alto volume de informações ocasiona um fato novo: a garantia da qualidade desses dados está cada vez mais complexa. Em muitas empresas, nas quais há uma grande quantidade de informações e relatórios desconectados entre si, não há um consenso sobre sua confiabilidade e atualização. É preciso, portanto, que se aprenda a armazenar e gerenciar a informação de maneira mais inteligente, eficaz e segura.

Primeiramente, é preciso que as empresas coloquem seu pensamento no futuro, escolhendo ferramentas e fornecedores que tragam um menor custo total de propriedade ao longo dos anos, principalmente no que se refere ao custo de manutenção do legado. É também fundamental que se estabeleça uma política de governança e ciclo de vida do dado para que se possa armazenar a informação nas mídias com um melhor custo benefício, levando em consideração o volume e a frequência do acesso aos dados.

Atualmente, fala-se muito no conceito de big data - aquele que envolve justamente o desafio de gerir a velocidade e a crescente variedade e volume das informações geradas pelas empresas. Como citado anteriormente, além desses três fatores, não podemos deixar de lado a questão da qualidade, do custo e da segurança da informação. Isso é inteligência analítica, e seu principal benefício é, sem dúvida, o aumento da competitividade da empresa, seja por meio da ampliação da receita gerada por produtos e ofertas diferenciados, seja pela redução de custos ocasionada pela otimização dos processos.

O importante é que as empresas saibam como se beneficiar dos dados gerados pela inteligência analítica. Um entendimento mais assertivo das necessidades de seus clientes, as capacita a adaptar seus produtos e processos para melhor atendê-los. Além disso, cada vez mais, a análise de informações em tempo real faz com que esses benefícios sejam imediatos – tornando as organizações mais eficientes e eficazes.

Vale ressaltar ainda que a inteligência analítica pode ser aplicada aos mais diversos segmentos, como na área de pesquisas em universidades, atendimento a pacientes em hospitais, elaboração de ofertas e campanhas de marketing para varejistas, concessão de crédito para bancos, acompanhamento de processos em tribunais, redução dos índices de perda de clientes em empresas de telefonia e otimização de processos de extração de recursos naturais nos setores de energia e mineração.

*Marcela Vairo é gerente de software de gerenciamento da informação da IBM Brasil


Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 

:: Leia também:

:: 01/09/2014 07:00
Revista Alianza 2

:: 17/03/2014 16:00
Arenas viram centros de conhecimento

:: 16/07/2014 13:04
De builder a broker, como será a evolução do papel do CIO nas empresas

:: 01/07/2014 12:15
Marketing Digital: A Copa, a multi-tela e a sua empresa

:: 24/03/2014 16:32
Xing ling não é coisa só de pobre

:: 27/02/2014 17:16
Telefonia Móvel: Um Grande Futuro

:: 26/02/2014 14:36
Bestway lança rede social corporativa na Apple Store

:: 11/07/2013 15:12
eSocial é para todos

:: 28/03/2013 11:24
Que venha a NASDAQ brasileira

:: 22/11/2012 10:22
Startups: bem-vindas à realidade


Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Mobile Payment: Uma Guerra de Gigantes

PRÓXIMA
Distribuição: A arte de reter a carteira de clientes



Veja a segunda edição da revista digital Alianza Latinoamericana de Medios TIC Alianza Latinoamericana
de Medios TIC . nº 2


Nesta segunda edição, tratamos de um tema que está na lista de prioridade dos gestore de TI: o BIG DATA

A Revista Alianza é fruto de uma aliança editorial entre os veículos InversorLatam, portal Convergência Digital e Evaluamos, da Colômbia. Nosso compromisso é retratar os pontos mais importantes de Telecom e TI na América Latina.

Clique aqui para ver outras edições



:: 01/09/2014 16:21 :: Telecom
"Com GVT, não queremos permanecer na Telecom Ialia", diz Alierta

:: 01/09/2014 16:10 :: Cloud Computing
Big data faz EMC produzir Isilon no Brasil

:: 01/09/2014 16:00 :: Governo
Softex assume a coordenação do Start-Up Brasil

:: 01/09/2014 15:15 :: Internet
Comércio eletrônico: PMEs buscam o selo digital Clique e-Confie

:: 01/09/2014 13:41 :: Internet
Só 20% dos provedores adotam iPv6 no Brasil




IT Careers
Sucessão: Como não errar?

Pesquisa mostra que apenas 1/3 das empresas tem sucesso na primeira tentativa de mudança.

» Executivos saem em busca do trabalho flexível
» Feedback: evite os erros e colecione acertos


Empresa nacional abre frente na China Mobile

Quiz game brasileiro quer conquistar 5% da carteira de clientes da tele chinesa.

» 4G cresce 400 mil novas linhas por mês
» Com outorgas e ressarcimento, 700 MHz tem preço mínimo de R$ 11,3 bilhões
» Minicom distribui R$ 4,5 milhões em concurso de apps
» 700 MHz: 4G em São Paulo e Rio de Janeiro só no fim de 2018


CDTV - Cobertura em vídeo do Convergência Digital




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2014 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!