Home - Convergência Digital
RSS Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital


Home - Opinião


Inteligência Analítica: Saiba como usar na sua empresa

 :: Por Marcela Vairo*
 Convergência Digital
:: 08/02/2012 

Estudos atuais revelam que a capacidade mundial de armazenamento de dados cresce a uma taxa de aproximadamente 43% ao ano. Extremamente alta, essa taxa impacta diretamente nas empresas que lidam com grandes volumes de dados corporativos, que se veem desafiadas pelo aumento dos custos de gerenciamento e armazenamento de informações, pela crescente necessidade do aumento da segurança, já que hoje os dados estão cada vez mais dispersos em diferentes sistemas e aplicativos, podendo ser acessados por um número ilimitado de usuários – de dentro e de fora das empresas.

Além disso, o alto volume de informações ocasiona um fato novo: a garantia da qualidade desses dados está cada vez mais complexa. Em muitas empresas, nas quais há uma grande quantidade de informações e relatórios desconectados entre si, não há um consenso sobre sua confiabilidade e atualização. É preciso, portanto, que se aprenda a armazenar e gerenciar a informação de maneira mais inteligente, eficaz e segura.

Primeiramente, é preciso que as empresas coloquem seu pensamento no futuro, escolhendo ferramentas e fornecedores que tragam um menor custo total de propriedade ao longo dos anos, principalmente no que se refere ao custo de manutenção do legado. É também fundamental que se estabeleça uma política de governança e ciclo de vida do dado para que se possa armazenar a informação nas mídias com um melhor custo benefício, levando em consideração o volume e a frequência do acesso aos dados.

Atualmente, fala-se muito no conceito de big data - aquele que envolve justamente o desafio de gerir a velocidade e a crescente variedade e volume das informações geradas pelas empresas. Como citado anteriormente, além desses três fatores, não podemos deixar de lado a questão da qualidade, do custo e da segurança da informação. Isso é inteligência analítica, e seu principal benefício é, sem dúvida, o aumento da competitividade da empresa, seja por meio da ampliação da receita gerada por produtos e ofertas diferenciados, seja pela redução de custos ocasionada pela otimização dos processos.

O importante é que as empresas saibam como se beneficiar dos dados gerados pela inteligência analítica. Um entendimento mais assertivo das necessidades de seus clientes, as capacita a adaptar seus produtos e processos para melhor atendê-los. Além disso, cada vez mais, a análise de informações em tempo real faz com que esses benefícios sejam imediatos – tornando as organizações mais eficientes e eficazes.

Vale ressaltar ainda que a inteligência analítica pode ser aplicada aos mais diversos segmentos, como na área de pesquisas em universidades, atendimento a pacientes em hospitais, elaboração de ofertas e campanhas de marketing para varejistas, concessão de crédito para bancos, acompanhamento de processos em tribunais, redução dos índices de perda de clientes em empresas de telefonia e otimização de processos de extração de recursos naturais nos setores de energia e mineração.

*Marcela Vairo é gerente de software de gerenciamento da informação da IBM Brasil


Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 

:: Leia também:

:: 17/03/2014 16:00
Arenas viram centros de conhecimento

:: 24/03/2014 16:32
Xing ling não é coisa só de pobre

:: 27/02/2014 17:16
Telefonia Móvel: Um Grande Futuro

:: 26/02/2014 14:36
Bestway lança rede social corporativa na Apple Store

:: 11/07/2013 15:12
eSocial é para todos

:: 28/03/2013 11:24
Que venha a NASDAQ brasileira

:: 22/11/2012 10:22
Startups: bem-vindas à realidade

:: 02/04/2012 13:00
Dell reforça virtualização e compra Wise Techonology

:: 27/02/2012 14:23
Decisão do STF foi em defesa da Amazônia

:: 24/02/2012 15:00
Importações de celulares da China cresceram 133% em 2011


Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Mobile Payment: Uma Guerra de Gigantes

PRÓXIMA
Distribuição: A arte de reter a carteira de clientes



Veja as edições da revista digital do Convergência Digital
Revista eletrônica do Convergência Digital
Clique aqui para ver todas as edições



:: 15/04/2014 16:31 :: Internet
Debates sobre o Marco Civil dividem os que querem “pressa” ou “melhorias”

:: 15/04/2014 14:00 :: BITS 2014
Internet perde apenas para TV no Brasil

:: 15/04/2014 13:35 :: Internet
Google admite que analisa e-mails para criar anúncios

:: 15/04/2014 13:12 :: Internet
Neutralidade não mobiliza debates no NetMundial

:: 15/04/2014 12:28 :: abranet 2014
A pressa pode ser inimiga da Governança da Internet




IT Careers
UFRJ terá curso para Big Data fase 3.0

Na sua segunda edição, iniciativa, conduzida pela EMC, já conta com mais de 100 interessados. Curso acontecerá em maio.

» As armadilhas da busca do emprego
» Fenadados vai à Justiça contra Cobra Tecnologia por participação nos lucros


Leilão do 700MHz: Acionistas aprovam participação 'forte' da TIM

O Conselho de Administração da TIM Participações destacou a importância da faixa para o 4G.

» Pagamento móvel entra na mira do Facebook
» A cada minuto, 68 smartphones vendidos no Brasil
» Roteadores Wi-Fi terão mais espectro nos EUA
» 5G será para o usuário que nunca viu um telefone sem fio


CDTV - Cobertura em vídeo do Convergência Digital




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2014 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.
Este Sítio Web é acessível via IPv6!