Home - Convergência Digital

Brasil precisará de 750 mil profissionais de TI até 2020

Convergência Digital - Carreira
:: Ana Paula Lobo - 25/08/2010
O Brasil precisará de 750 mil profissionais de TI até 2020, de acordo com estimativa feita pela indústria de software e serviços e divulgada nesta quarta-feira, 25/08.

Não à toa, a falta de mão-de-obra qualificada no setor de Tecnologia da Informação é preocupante e se tornou uma prioridade setorial, tanto que, pela primeira vez na história do segmento, as principais associações de classe - ABES, Assespro, Brasscom, Fenainfo, Softex e Sucesu - se reuniram para elaborar um documento, com reivindicações comuns para a indústria de software e serviços.

Batizado de "O Valor Estratégico de Tecnologia da Informação", o documento - que será entregue aos candidatos à sucessão presidencial e estaduais - tem a carência de especialistas em TI como um ponto-chave para ser revisto, ao lado da desoneração trabalhista e da revisão do modelo de compras governamentais.

O presidente da Brasscom, Antônio Carlos Gil, observou que o segmento de TI continuará crescendo em taxas superiores à do Produto Interno Bruto sendo que, em 2010, a previsão é de um avanço de 15%. "Em 2020 teremos menos mão-de-obra, os países-chave passarão por envelhecimento, como Estados Unidos, Japão e Europa. A solução estará deste lado do Atlântico", sinalizou.

O presidente da Associação Brasileira de Software (Abes), Gerson Schimitt, por sua vez, estimou que serão criados 750 mil postos de trabalho em dez anos. "Só para 2010 a defasagem é de 70 mil e para formar um profissional se leva de três a cinco anos, fora a experiência necessária no início de carreira, e esse número não é um simples numero. É real", destacou.

Segundo a Softex, até 2013, o Brasil sofrerá com carência de 200 mil profissionais para o setor. Para dar conta desse problema, é preciso a criação de políticas que fomentem a formação, pensando não apenas em universidade e cursos técnicos, como também no inglês.

"Brasil precisa entender que no mundo globalizado precisa inglês. A China tem um programa para treinar 300 milhões de pessoas em inglês, pode até não estar acontecendo como eles esperam. O Japão ficou em desvantagem em relação ao idioma quando comparado com a China e nós, aqui também estamos ficando para trás e é bem ruim. Temos que agilizar o modelo", completou Gil.

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Um passo além

:: Luiz Gonzaga Bertelli

Ao invés de reclamar da dificuldade em encontrar colaboradores qualificados, as empresas devem abrir as portas para jovens estudantes e dar um passo à frente na qualificação de mão de obra.

Destaques
Destaques

Engenheiro de software é uma das profissões de 2013

Função está entre as três melhores do ano, segundo ranking do site CareerCast.

Brasileiro tem um dos piores níveis de inglês no mundo

Estudo mundial coloca o Brasil com uma nota de 3,27 e na 70ª posição entre os 78 países analisados.

Microsoft quer gerar empregos para 60 milhões de jovens na América Latina

Durante o Forum de Líderes Governamentais, o presidente da companhia para a região, Hernan Rincon, revelou que um em cada cinco jovens latinoamericanos está sem emprego.

Mercado busca analistas de ERP no Brasil

Levantamento mostra que há uma forte demanda por profissionais nesta área. Salários podem chegar a R$ 19,5 mil.

Há vagas em TIC. Mas onde estão os interessados?

Comissão Europeia cria programa para atrair cerca de 900 mil profissionais. No Brasil, a caça aos talentos também é um desafio.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2013 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site