Home
-
Telecom
TV Digital: Indústria corre para ter Ginga comercial antes da Copa do Mundo
:: Ana Paula Lobo
::
Convergência Digital
:: 09/02/2010
Na primeira reunião de 2010, o Forum SBTVD aparou as arestas e fechou, de fato, a questão com relação ao uso do Ginga em dois perfis. Eles terão Java e a arquitetura NCL, mas com características diferenciadas - um perfil mais simples e outro com interação de vídeo.
Realizada nesta segunda-feira, 08/02, a reunião transcorreu em prol de um acordo para todos. Com relação ao Ginga ficou acertado que os dois perfis iriam à consulta pública na ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, que definirá se ela terá 30 dias, 45 dias ou 60 dias. A proposta é que a consulta seja a mais rápida possível para viabilizar o início da produção.
O Forum SBTVD confirmou a decisão tomada em dezembro do ano passado. Ficou acertado que os perfis preservam a arquitetura baseada em NCL e Java DTV. O primeiro perfil será mais simples. Ele terá recurso para texto, fotos e imagens animadas. Já o segundo perfil permitirá a transmissão de vídeo e de clipes de áudio.
O acordo entre as partes foi necessário para 'agilizar' a comercialização do Ginga. A intenção é garantir que na Copa do Mundo, o mercado nacional já tenha conversores com Ginga nos dois perfis. O tempo, de acordo com fontes, é curto, mas ainda é factível porque há testes e pilotos em andamento.
Um ponto, no entanto, coloca mercado e governo em lado opostos. O governo exige o uso do IPV.6, o novo padrão da rede Internet. O mercado, por sua vez, solicita mais tempo para essa migração. Os fabricantes alegam que a adoção do IPV.6 aumentaria o custo do conversor para o consumidor. Esse item ainda estaria em discussão, segundo fontes do mercado.
O acordo com relação ao Ginga e aos modelos de interatividade também tem um outro intuito: Fazer com que o governo agilize a adoção do Processo Produtivo Básico, o PPB, para incentivar a produção local de conversores. O processo está em discussão no MCT, MDIC e Casa Civil.
O processo é mais lento porque há a clara intenção dos técnicos governamentais de só conceder o incentivo fiscal para quem apostar na interação com o Ginga.
Enviar por e-mail |
... |
Imprimir texto  |
... |
|
:: Leia também:

:: 29/07/2010 12:27
Aparelhamento político na Anatel é duramente criticado pelo PV

:: 29/07/2010 11:33
Justiça rejeita mandado de segurança da Abinee e mantém celular como bem essencial

:: 29/07/2010 11:20
Advogados públicos denunciam superintendente da Anatel por improbidade administrativa

:: 28/07/2010 16:34
Concentração marca os 12 anos da privatização do setor de Telecom

:: 28/07/2010 12:40
Portugal Telecom garante que não será apenas um investidor financeiro na Oi

:: 28/07/2010 09:32
Telefónica comunica a CVM a compra da Vivo por 7,5 bilhões de euros

:: 27/07/2010 18:33
Gasto com novas urnas eletrônicas pode superar os R$ 280 milhões

:: 27/07/2010 16:40
Banda Larga: Anatel exige o fim de venda casada. Operadoras recorrem

:: 26/07/2010 16:24
Avaya venderá software para IP no Brasil

:: 26/07/2010 12:22
DTH concentra 75% dos novos assinantes da TV paga

| Outras matérias desta seção: |
|
ANTERIOR CVM e Bovespa cobram explicações da Telefônica sobre Telecom Itália
PRÓXIMA Portabilidade numérica já beneficiou 3,8 milhões de assinantes
|
|