Home - Convergência Digital
RSS Acesse as notícias via celular ou PDA Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
Cloud Computing CD TV Carreira Blog Capital Digital



Home - Telecom

TV Digital: Band e RedeTV vão à Justiça pela multiprogramação

:: Luís Osvaldo Grossmann
:: Convergência Digital :: 06/07/2009

Com o interesse manifesto de virem a oferecer multiprogramação na TV Digital, a Band e a RedeTV, por meio da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra), entidade que representa as duas emissoras, ingressaram no Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta segunda-feira, 06/07, com ação onde pedem que seja suspensa a restrição às emissoras comerciais de utilizarem o Sistema Brasileiro de TV Digital para oferecerem mais de um canal aos telespectadores.

A ação é, na prática, um pedido de tutela antecipada para que sejam suspensos os efeitos do artigo 10.3 da Portaria 24/2009, do Ministério das Comunicações, que trata da Norma Geral para Execução dos Serviços de Televisão Pública Digital.

O artigo questionado - último do texto - limita a multiprogramação às TVs públicas, ao definir que "a multiprogramação somente poderá ser realizada nos canais a que se refere o art. 12 do Decreto no 5.820, de 29 de junho de 2006 [trata dos quatro canais digitais a serem explorados diretamente pela União], consignados a órgãos e entidade integrantes dos poderes da União". Para a Abra, o tratamento não pode ser diferenciado.

"O próprio ministro das Comunicações declarou que não era contra a multiprogramação. Esperávamos que ele modificasse a portaria ou, como prometeu, que encaminhasse o assunto ao Congresso Nacional. Como nada disso aconteceu, entramos com a ação", justifica o vice-presidente da Abra, Frederico Nogueira, em entrevista ao Convergência Digital.

O executivo sustenta que durante a escolha do padrão de TV Digital, a opção daquele com maior poder de compactação - o MPEG4, do padrão japonês, e não MPEG2, usado na Europa e nos Estados Unidos - foi fortemente influenciada pela possibilidade de as emissoras usarem a ferramenta para oferecerem multiprogramação.

Segundo Nogueira, apesar da ação ser da Abra, entidade que congrega Band e RedeTV, há outros interessados em oferecer mais de um canal. "O presidente da Record já disse que tem interesse, a MTV também, assim como a TV Gazeta. A própria Globo diz que quer gerar uma programação diferenciada no oneseg (TV Digital no celular), mas isso também não será possível da maneira como está colocado", lamenta o vice-presidente da Abra.

O Ministro das Comunicações, Hélio Costa, já declarou que há temores jurídicos de se permitir a multiprogramação pelas emissoras comerciais, pois a lei impediria uma mesma concessionária de gerar dois sinais em uma mesma localidade. Para Nogueira, no entanto, esta restrição não existe. !Não concordamos com essa avaliação e entendemos que não há amparo legal para isso", afirma.

Costa prometeu que o Ministério das Comunicações teria uma regra específica para as emissoras comerciais pouco tempo depois de publicado o decreto que definiu a multiprogramação para as TVs públicas. Depois voltou atrás e adiou o tema, alegando que ele seria discutido em profundidade durante a Conferência Nacional de Comunicação, pré-agendada para acontecer em dezembro. Isso porque o governo quer maturar um pouco mais o debate. Até lá, as TVs públicas estão liberadas para fazer a multiprogramação.

Outro argumento utilizado contra a multiprogramação nas TVs comerciais é o receio de que os canais sejam 'alugados' a terceiros. Para Nogueira, da Abra, essa questão poderia ser facilmente superada com regras específicas. "Se for assim, que se ponha a proibição com regras, mas não ao ponto de limitar a multiprogramação", sustentou.

Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto
 

:: Leia também:

:: 17/05/2013 11:57
"Pai" da web defende aprovação do Marco Civil

:: 15/05/2013 14:35
Contra “pirataria”, indústria de copyright ataca os melhores clientes

:: 15/05/2013 10:24
Minicom: 4G em 700MHz só depois que não houver interferência na TV

:: 14/05/2013 20:45
PNBL 2.0: investimento das teles será abatido de licitações

:: 14/05/2013 09:00
BNDES: esforço brasileiro em P&D está abaixo do esperado

:: 13/05/2013 16:36
Terminais Bloomberg tinham ‘backdoor’ para coletar informações

:: 13/05/2013 11:45
RNP amplia rede metropolitana de fibra óptica em Brasília

:: 13/05/2013 10:33
Rede social: corporações nacionais riscam o Facebook de suas estratégias

:: 10/05/2013 18:33
Crimes na Web: Brasil lidera ataques de Conficker no mundo

:: 08/05/2013 14:43
Custo para "limpar" faixa de 700 MHz pode passar de R$ 6 bilhões


Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
BrOI: Restrições da Anatel asseguram concorrência na Internet, atesta SEAE

PRÓXIMA
MPF/SP quer apurar compra da Brasil Telecom pela Oi



Leia aqui a edição nº 4 da revista eletrônica do Convergência Digital
A quarta edição da revista eletrônica do portal Convergência Digital reúne matérias especiais sobre temas que estão na agenda do setor - crimes na Internet; computação na nuvem; carreira e compras públicas. Boa leitura!


Boa leitura!

Para ler no iPad, clique aqui


Minicom: 4G em 700MHz só depois que não houver interferência na TV
:: 15/05/2013 :: Telecom

“Nosso compromisso é implantar o 4G sem qualquer interferência”, garantiu, mais uma vez, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.


Custo para "limpar" faixa de 700 MHz pode passar de R$ 6 bilhões
:: 08/05/2013 :: Telecom

Emissoras de TV levam à Anatel estudo japonês que indica haver muita interferência do 4G na TV Digital. “O edital deve prever que os custos para evitar interferência sejam cobertos pelas teles”, diz o presidente da Abert, Daniel Slaviero.


Minicom: Bens reversíveis inibem investimentos
:: 07/05/2013 :: Telecom

Secretário de telecomunicações, Maximiliano Martinhão, nega que o governo planeje “doar” o patrimônio vinculado às concessões de telefonia às operadoras, mas também reconheceu que esse é um tema no qual “não existe posição final do Ministério das Comunicações”.


Procon-SP lista fabricantes de celulares com mais queixas
:: 07/05/2013 :: Telecom

Motorola aparece como a empresa com maior número de queixas e uma das que menos soluciona os problemas dos clientes. Nokia e Samsung aparecem na segunda e terceira posições.

CDTV Anatel só reconhece 30% dos usuários como "insatisfeitos" com serviços
:: Em São Paulo, reclamações contra operadoras crescem mais que vendas


4G supera marca de 100 milhões de conexões

De janeiro a maio, foram feitas 32 milhões de adições líquidas à base 4G.

» Brasileiros querem aplicativos pré-instalados nos smartphones


NFC - real e urgente
:: Fábio de Lara Gonsalez *
Brasil precisa agilizar a regulamentação do sistema de pagamentos móveis. É hora de trazer as ideias para a realidade.

Cobertura em vídeo do Convergência Digital




Convergência Digital no Facebook Convergência Digital no Twitter RSS do Convergência Digital Newsletters do Convergência Digital
Copyright © 2013 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.