Home
-
Inclusão Digital
Tocantins quer ativar projeto "Cidades Iluminadas" em 2010
:: Por Maria Eduarda Mattar, do Guia das Cidades Digitais
::
Convergência Digital
:: 20/03/2009
O governo estadual de Tocantins está preparando um projeto de Estado Digital, a ser implementado ao longo de dois anos, já em parceria com os municípios. Trata-se do projeto Cidades Iluminadas, que até 2010 vai conectar 22 cidades tocantinenses, levando inclusive telecentros e o oferecimento de serviços de governo eletrônico.
"Vamos criar condições para o estabelecimento de Cidades Digitais no Estado. Nossa intenção é oferecer serviços e produtos", afirmou o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Osmar Garcia Neto, em entrevista ao Guia das Cidades Digitais (www.guiadascidadesdigitais.com.br).
A capital, Palmas, vai ser a primeira a ser conectada. Será estabelecida uma parceria para uso da Metrotins, a rede metropolitana de internet em alta velocidade via fibra ótica da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). A intenção é instalar torres de transmissão de sinal sem fio para replicar o sinal captado da Metrotins.
A disseminação da internet wireless na cidade vai ser na frequência de 2,4 GHz. Segundo o secretário Garcia Neto, o objetivo é levar gratuitamente até a casa dos cidadãos o acesso à web. "Começamos a implementar neste ano e em 2010 completamos a conexão em Palmas", diz ele.
Em seguida, as três maiores cidades do interior receberão conexão e os serviços previstos: Araguaína, com quase 120 mil pessoas; Gurupi, com 72 mil, e Porto Nacional, com mais de 45 mil habitantes. Posteriormente, o projeto se expande até chegar a 22 municípios, entre os 129 que o Estado tem.
As cidades receberão, além do sinal (cuja forma de transmissão ainda não está definida), telecentros e a infraestrutura para prestarem serviços de governo eletrônico. "Queremos propiciar que as cidades possam oferecer, elas próprias, serviços de e-gov. O Estado vai oferecer seus próprios serviços, mas elas também poderão ter esta facilidade", diz Garcia Neto.
Possibilidade de marcação de consultas online e integrada, matrícula via internet nas escolas municipais, acompanhamento de processos e retirada de certidões são alguns dos serviços que devem ser oferecidos pelas cidades, após a chegada do projeto.
*Fonte: Guia das Cidades Digitais (www.guiadascidadesdigitais.com.br)
Enviar por e-mail |
... |
Imprimir texto  |
... |
|
:: Leia também:

:: 16/02/2012 16:10
TIM investirá R$ 3 bilhões em 2012

:: 14/02/2012 17:00
Teles cobram créditos de ICMS e ministro critica inércia dos Estados

:: 13/02/2012 17:14
Telebras e Odebrecht se unem por cabo submarino brasileiro

:: 13/02/2012 12:43
Guerra dos Tablets: Procuradoria da República fica contra São Paulo

:: 10/02/2012 18:00
Telcomp cobra a desvinculação dos leilões do 2,5GHz e 450 Mhz

:: 10/02/2012 14:09
Teles manobram para controlar entidade aferidora de qualidade da banda larga

:: 10/02/2012 10:00
Smart Grid: Aneel promete para abril especificações para medidores

:: 10/02/2012 09:00
Certificação digital: Serpro renova padrão de segurança

:: 09/02/2012 16:02
"Nós estamos sofrendo um ataque aos direitos civis na Internet"

:: 09/02/2012 13:00
"Pense antes de postar", alerta especialista de TI do UOL

| Outras matérias desta seção: |
|
ANTERIOR Telecentros perdem apelo público e uso cai pela metade
PRÓXIMA TST doa PCs e beneficia 30 mil alunos do Distrito Federal
|
|