Home
-
Internet
Hackers "afiam" as garras e aproveitam crise no mercado financeiro
:: Ana Paula Lobo*
::
Convergência Digital
:: 23/10/2008
A crise financeira espalha o pânico mundialmente. Os cibercriminosos não perdem a oportunidade. Segundo dados de empresas especializadas em Segurança da Informação, divulgados nos Estados Unidos, o número de ações danosas ao consumidor via Web, principalmente, praticamente dobrou nos últimos dias.
O alvo principal são as instituições bancárias. Os cibercriminosos aproveitam o temor dos clientes e enviam e-mails, capazes de roubar informações bancárias e dados sigilosos. No Brasil, os internautas devem ficar atentos: As ações começam a aparecer na Web.
"Os cibercriminosos cresceram bastante suas atividades diante da crise econômica. Eles sabem que há um pânico generalizado e aproveitam a situação. Eles ganham dinheiro neste tempo de instabilidade econômica", afirma Ryan Sherstobitoff, executivo chefe da Panda Security, em comunicado enviado à imprensa norte-americana.
As ações criminosas se baseiam no envio de e-mails que tentam atrair a atenção de internautas desavisados. O prejuízo causado pelos criminosos da Web é estimado em US$ 14 milhões/mês, mas neste período de crise, esse montante deve crescer, avaliam os especialistas da área.
Certo é que todas as empresas que lidam com segurança da informação registraram incremento de ações danosas aos usuários desde que a crise financeira explodiu nos Estados Unidos, no início de setembro.
O MessageLabs, por exemplo, reportou que houve um significativo incremento dos phisings bancários (e-mails voltados para roubar dados dos internautas) no período.
*Com tradução do Cnet.news(www.cnetnews.com)
Enviar por e-mail |
... |
Imprimir texto  |
... |
|
:: Leia também:

:: 29/07/2010 12:27
Aparelhamento político na Anatel é duramente criticado pelo PV

:: 29/07/2010 11:33
Justiça rejeita mandado de segurança da Abinee e mantém celular como bem essencial

:: 29/07/2010 11:20
Advogados públicos denunciam superintendente da Anatel por improbidade administrativa

:: 28/07/2010 16:34
Concentração marca os 12 anos da privatização do setor de Telecom

:: 28/07/2010 12:40
Portugal Telecom garante que não será apenas um investidor financeiro na Oi

:: 28/07/2010 09:32
Telefónica comunica a CVM a compra da Vivo por 7,5 bilhões de euros

:: 27/07/2010 18:33
Gasto com novas urnas eletrônicas pode superar os R$ 280 milhões

:: 27/07/2010 16:40
Banda Larga: Anatel exige o fim de venda casada. Operadoras recorrem

:: 26/07/2010 16:24
Avaya venderá software para IP no Brasil

:: 26/07/2010 12:22
DTH concentra 75% dos novos assinantes da TV paga

| Outras matérias desta seção: |
|
ANTERIOR Xerox renova estratégia de e-commerce no Brasil
PRÓXIMA TST reitera e-mail corporativo e gravações como provas válidas
|
|