A Datainfo, empresa especializada em apoiar instituições privadas e públicas rumo à inovação tecnológica e à transformação digital, adquiriu a BRConselhos, empresa dedicada a prover soluções tecnológicas a conselhos profissionais estaduais e federais, incluindo a OAB.“Com essa aquisição ampliamos o nosso portfólio e oferta de soluções em software e serviços, principalmente na área pública, e aumentamos o nosso leque de clientes. A partir desse momento, passamos a ter clientes nos 27 Estados brasileiros”, afirma o diretor de Marketing da Datainfo, Lessian Schultz.
A aquisição já foi concluída e assinada, agora a Datainfo inicia um cronograma de integração da empresa e dos funcionários que serão absorvidos pela Datainfo. “Nesse primeiro momento, os produtos da BRC continuarão atuando de forma independente sob a gestão da Datainfo, até final de 2021 iremos trabalhar na integração e expansão desses produtos”, complementa Schultz.
A BRConselhos surgiu inicialmente de uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Catarina para produzir um software para a gestão do conselho e sistemas específicos para a área. A empresa BR Conselhos foi um desmembramento da antiga HBSIS, que foi vendida para o grupo Ambev em meados do ano passado.
A BR Conselhos torna os processos mais inteligentes, fazendo um caminho efetivo para a gestão dos conselhos e dos recursos organizacionais. Hoje o portfólio de produtos é formado pelos softwares BRCONSELHOS, BR BACKOFFICE, BR ELEIÇÕES e o projeto em construção BR GEDAI.
Atualmente a empresa atua em todos os Estados do Brasil e tem como principais clientes a OAB Santa Catarina, Tocantins, Bahia, Mato Grosso e Goiás, além do Conselho Federal de Psicologia, CREA-RN, CREF4-SP e COREN-PR. Por ser um software voltado ao setor público, as aquisições são feitas através de licitação.
Para o centro brasileiro, localizado no Rio de Janeiro, a empresa de satélite contratou 10 funcionários, que serão responsáveis pelo atendimento a clientes no país e em toda a América Latina.
Em entrevista à CDTV, o executivo falou sobre os três objetivos estratégicos para 2021: reforma tributária digna para desonerar o emprego; formação de talento e medidas para garantir o uso intensivo de dados.
Apesar da crise econômica agravada pela Covid-19, o setor de TI e Comunicação cresceu 2.4% no ano passado, de acordo com dados da Brasscom. O segmento de software e serviços gerou R$ 216,1 bilhões, com crescimento de 5,1% e o de telecom, R$ 240,5 bilhões, mas com uma queda de 0,4%. Setor respondeu por 6,8% do PIB nacional.
"O Brasil não tem de ser um celeiro de mão de obra, um BPO. Temos de fazer tecnologia. Mas falta política pública. Em 20 anos, nada aconteceu", lamenta o CEO da Plusoft, Solemar Andrade.