Clicky

TIM concede exclusividade da empresa de rede neutra à IHS

Ana Paula Lobo* ... 04/03/2021 ... Convergência Digital

Em fato relevante publicado nesta quinta-feira, 4/03, a TIM anunciou um acordo de exclusividade com a IHS Brasil Participações para sociedade na FiberCo – ou a nova empresa criada pela operadora para explorar o mercado de fibra ótica residencial, chamada pelo presidente da tele, Pietro Labriola, de 'rede aberta'.

Vigente até o dia 24 de março, o contrato foi assinado ontem, dia 03. Agora serão negociados termos e condições para aquisição da participação societária; a intenção da TIM é vender o controle da operação, pela qual a operadora informou ter recebido quatro propostas formais. O anúncio vem dois dias depois do feito pela Vivo, que também já definiu o seu parceiro, um fundo canadense. A Oi segue em negociação com a BTG Pactual.

Segundo o fato relevante, a IHS é uma "grande e diversificada" provedora de infraestrutura de telecomunicações focada em mercados emergentes. A empresa tem atuação em nove países da África, Oriente Médio e América Latina e possui mais de 28 mil torres, mas estaria buscando a expansão da cadeia de valor para além do segmento.

A FiberCo terá foco na construção de infraestrutura de última milha – seja com fibra até a residência (FTTH) ou fibra até o gabinete (FTTc). O acordo não envolverá o backbone ou backhaul da TIM. A operadora sustenta que "o modelo permitirá à TIM alcançar o crescimento esperado no mercado de fibra brasileiro nos próximos anos, aproveitando a abordagem de rede aberta e um modelo operacional focado".


Internet Móvel 3G 4G
Na China, 5G impulsiona receita, mas gasto com eletricidade acende sinal vermelho

China Mobile revelou ter 189 milhões de clientes 5G no primeiro trimestre de março, multiplicando por seis a base de 2020. Mas advertiu que há questões a serem pensadas: a depreciação da rede e a elevação considerável com os gastos ligados ao consumo de energia.

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Oi reconvoca AGE para o dia 30 de abril

A Assembleia Geral Extraordinária convocada para esta segunda-feira, 19 de abril, não atingiu o quórum necessário. A assembleia será online, com participação mínima presencial por conta da Covid-19.

Oi lança carteira digital via WhatsApp

Parceria com Conta Zap, serviço permite pagar contas, fazer recarga de celular, enviar e receber dinheiro. Ideia é permitir crédito por mensagens também. 

Por casa conectada, Vivo negocia opção de ser acionista minoritária na CDF

A CDF é um marketplace de solulções de assistência residencial e tecnológica e que já é parceira na oferta do Vivo Guru. Os novos serviços serão lançados em breve, mas um deles será voltado para a instalação e  configuração de dispositivos inteligentes.

Huawei: é cedo para dizer quem está dentro ou fora da rede privada do governo

“Existe uma portaria, mas os requisitos ainda não estão completamente claros”, afirma o diretor de cibersegurança da fabricante chinesa, Marcelo Motta.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G