A Oi Soluções incluiu no seu portfólio de segurança cibernética a solução Análise de Vulnerabilidade, que identifica falhas ou fraquezas em sites e aplicações. Seja por erros de programação, configurações e instalações malfeitas ou por outras falhas humanas, dados e informações confidenciais estão constantemente sujeitos a serem vazados. Por meio da solução Análise de Vulnerabilidade, as empresas ficam sabendo a quais ameaças estão suscetíveis, podendo assim agir de forma proativa.
Após o mapeamento e a validação, as vulnerabilidades são classificadas quanto ao risco e ao impacto à segurança da informação. Em seguida, são apresentadas as respectivas recomendações de correção. O serviço está disponível em duas modalidades: one shot, que resulta em um relatório com o estado global das vulnerabilidades, e recorrente, em que uma equipe especializada é responsável pela gestão contínua sobre as correções das vulnerabilidades e fraquezas encontradas. Em ambas modalidades, a equipe especializada é responsável por gerar os relatórios e apresentar o resultado da análise de vulnerabilidade, facilitando o direcionamento dos esforços, por parte do cliente, na correção de vulnerabilidades mais críticas para o negócio.
“Com a evolução digital, surgiram novas técnicas de proliferação de ciberataques. Toda empresa que possui um site, e-commerce ou serviço hospedado na internet é um alvo. Por essa razão, a Análise de Vulnerabilidade é indispensável para proteger as informações dos clientes e garantir que as empresas estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing da Oi Soluções.
A solução reforça as práticas e processos que promovem ambientes seguros e estáveis e pode ser documentada para fins de auditoria e compliance. O serviço faz parte da família de segurança cibernética da Oi Soluções, que tem portfólio completo e integrado de Segurança, Cloud & Data Center, Colaboração, IoT, Big Data & Analytics, Aplicações Digitais e Serviços Gerenciados, além de dados, internet e voz via fibra ótica.
Por meio do SOC (Security Operations Center), a Oi Soluções monitora e gerencia atualmente mais de 170 mil elementos de mais de 870 empresas do setor privado e público, garantindo a continuidade das operações e dos negócios. A companhia possui vasta experiência em segurança de tráfego dados no mercado corporativo e também em eventos de grande porte como Rock in Rio, Game XP, CCXP, entre outros.
Ao complementar as informações solicitadas pela entidade de Defesa do Consumidor, a Serasa apresentou um paraecer técnico de empresa especializada de que os sistemas da empresa são seguros. Mas o Procon/SP diz que as respostas foram incompletas e pouco esclarecedoras.
Instituto vai recorrer da decisão que desobrigou a Serasa a comunicar vazamentos."Não queremos demonizar ninguém, mas vazamentos geram desconfiança", diz o presidente, Victor Gonçalves.
Ao participar de evento da associação nacional de encarregados de dados, ANPPD, a advogada Patricia Peck advertiu que a ANPD não tem a exclusividade para aplicar sanções. “o Código do Consumidor traz como crime não informar sobre dados tratados ou correções”.
Entidade sugere que os incidentes de segurança só devam ser notificados se envolver, por exemplo, informações que correspondam a mmais de 50% da base de dados.