Clicky

Home - Convergência Digital

Leilão 5G: Teles aguardam por 'eventuais ajustes' no edital e pelo TCU

Convergência Digital - 27/02/2021

O setor de telecomunicações analisará detalhadamente cada ponto do edital de 5G, aprovado pela Anatel, para elucidar a correta participação das empresas no leilão, previsto para 2021, observa nota oficial divulgada pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa as operadoras de telecomunicações.

Segundo o informe, as operadoras vão aguardar a análise do edital pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e eventuais ajustes na proposta. No comunicado, a Conexis, em nome das teles, reitera a importância "de termos regras estáveis, claras e transparentes que garantam a livre iniciativa, segurança jurídica e regulatória ao certame, bem como obrigações que privilegiem os investimentos associados ao objeto do leilão e minimizem o custo dos não associados."

As teles afirmam ainda acreditar que o governo garantirá um leilão não arrecadatório que se alinhe aos objetivos do setor de ter investimentos nas frequências. Também reivindicam ter mais informações para a compreensão das premissas e metodologias empregadas na apuração dos valores globais das radiofrequências.

Para as teles, o leilão 5G será um marco no setor de telecomunicações brasileiro e reforçam a disposição e o interesse de dialogar com as autoridades competentes e contribuir para que a nova tecnologia traga desenvolvimento ao país, inclusão digital e melhoria de vida para a população brasileira. O informe termina com as teles afirmando estarem " conscientes do nosso papel central como grande motor da inovação e da economia do futuro."

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

23/04/2021
Governo autoriza TIM a emitir R$ 5,7 bilhões em debêntures para 5G

23/04/2021
Austrália arrecada R$ 2,7 bilhões em leilão da faixa de 26 GHz

22/04/2021
Na China, 5G impulsiona receita, mas gasto com eletricidade acende sinal vermelho

22/04/2021
Dish Network terá Open RAN 5G 100% baseado na nuvem da AWS nos EUA

20/04/2021
Kaspersky define 5G como instigante e prioriza Centro de Transparência do Brasil

20/04/2021
TCU vê risco de Justiça parar 5G por disputa com satélites

20/04/2021
TIM alcança 1,8 Gbps no 5G stand alone no Brasil

19/04/2021
Qualcomm demonstra chamadas 5G com ondas milimétricas

16/04/2021
Romênia se junta à Suécia e Reino Unido e tem projeto para barrar Huawei no 5G

15/04/2021
América Latina se divide sobre uso de ondas milimétricas

Destaques
Destaques

América Latina se divide sobre uso de ondas milimétricas

Debate com representantes do México, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Argentina e Brasil mostrou que bandas altas no 5G, como 26 GHz, está longe de unanimidade na região.  Colômbia, que prevê leilão 5G no final do ano, não planeja vender a faixa de 26GHz.

Brasil está fora dos países liberados pela Espanha para o Mobile World Congress

Programado para acontecer de 28 de junho a 01 de julho, o organizador, GSMA, fechou um acerto com as autoridades espanholas para isentar os participantes das restrições impostas às pessoas de fora da União Europeia.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Com rede sujeita a apagões, qual impacto do 5G na energia no Brasil?

Por Pedro Al Shara*

Segundo pesquisa da Vertiv, fornecedora de equipamentos e serviços para infraestrutura crítica, um aumento da ordem de 150% a 170% no consumo energético é projetado no setor de Telecom até 2026. Com toda a inovação que o 5G representa, mais dispositivos poderão acessar a internet móvel ao mesmo tempo, utilizando o mesmo sinal.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site