Clicky

Convergência Digital - Home

Banco Central elege Open Source e nuvem como bases da infraestrutura do PIX

Convergência Digital
Convergência Digital - 25/02/2021

O Banco Central escolheu a tecnologia Open Source da Red Hat e adotou a nuvem para construir a infraestrutura do Pix, pagamento instantâneo brasileiro, lançado pelo Banco Central no fim do ano passado.

"Queríamos criar uma solução que oferecesse transferências financeiras seguras e flexíveis, melhorando a experiência de nosso cliente, enquanto reduzíamos custos por transação e promovíamos a diversidade financeira", afirma Vicente Fernandes, chefe da Divisão de Arquitetura de Servidores, Armazenamento e Software Básico do Banco Central.

Com uma nova arquitetura baseada Red Hat AMQ Streams (kafka), Red Hat Ansible Automation Platform, Red Hat OpenShift, e outras tecnologias de código aberto, o BC pode suportar milhares de transações por segundo de forma econômica, mantendo o serviço disponível 24x7.

"As soluções open source da Red Hat estão auxiliando o Banco Central a transformar e modernizar o ecossistema de meios de pagamento brasileiro de uma forma sem precedentes. A estratégia inteligente do banco e às tecnologias de ponta oferecem uma inovação que coloca o sistema financeiro do país em linha com os mais desenvolvidos do mundo", explica Gilson Magalhães, presidente da Red Hat Brasil.

Infraestrutura de alta performance

Para chegar a melhor infraestrutura para o Pix, o BC realizou uma licitação para contratação de uma arquitetura distribuída, altamente escalável, baseada no Apache Kafka. A solução vencedora foi o Red Hat AMQ, parte do Red Hat Integration, que oferece streaming de dados distribuídos com alta produtividade e baixa latência para operar, escalar e gerenciar aplicações em um ambiente Kubernetes nativo em nuvem.

O Banco Central também implantou o Red Hat Ansible Automation Platform para criar e oferecer funcionalidades de automação de infraestrutura, assim o Pix pode ser integrado com soluções de automação, permitindo centralizar o gerenciamento. Já o Red Hat OpenShift, plataforma de Kubernetes empresarial, foi escolhido para hospedar aplicações de lógica de negócios.

O BC trabalhou ainda em sinergia com o Red Hat Consulting e com o Red Hat Training para se familiarizar e implantar com sucesso sua nova infraestrutura de serviços em todos os níveis, e com o Red Hat Technical Account Manager para suporte contínuo e monitoramento, identificando potenciais problemas de maneira proativa e solucionando possíveis desafios.

Durante os testes com um volume de 2 mil transações por segundo, o banco processou com sucesso 99% do total em menos de quatro segundos, usando o AMQ Streams e o Ansible Automation Platform. O BC planeja continuar trabalhando com a Red Hat para otimizar a disponibilidade, segurança e performance do Pix, assim como acrescentar novas ferramentas para continuar melhorando sua experiência de usuários. Há planos para expandir o pagamento sem contato e ferramentas para transações via e-commerce no ano que vem.


Destaques
Destaques

TIM faz multicloud com Google, Microsoft e Oracle

Depois de anunciar o big data no Google Cloud, a operadora confirma a migração dos datacenters localizados em São Paulo e Rio de Janeiro para as instalações da Oracle e da Microsoft.

Incêndio no maior data center da Europa alerta para estratégia de recuperação de desastre

A OVHcloud, fornecedora de serviços de cloud do governo da França, teve quatro datacenters destruídos pelo fogo, em Estrasburgo, no leste da França. Muitos clientes reclamam de sites e e-mails fora do ar. União Soviética fica sem acesso ao Google e ao You tube.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a IaaS está alinhada ao seu negócio?

Por Fábio Lucinari*

Cada vez mais é preciso considerar que as opções convencionais de TI tendem a ser ineficientes no trabalho de auxiliar as companhias a se adaptarem às necessidades e aos desafios do cenário atual. Infraestrutura como serviço oferece soluções projetadas sob medida e aprimoram o consumo da área de tecnologia.

IA, nuvem e IoT exigem data centers mais eficientes

Por Ed Solis*

Adoção crescente de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e PoE estão na lista para melhorar o desempenho das redes e a eficiência do gerenciamento.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site