O Ministério da Economia informou nesta quinta, 18/2, que o estado de Minas Gerais aderiu ao login único para acesso a serviços públicos – o mesmo sistema de identificação do Gov.br para os portais estaduais como Portal MG, MG App Cidadão e MG App Empresas.
Minas é o 12º estado a se integrar ao sistema de login único federal. Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, 74 municípios, além das 27 juntas comerciais do país também estão interligados ao Gov.br.
Segundo o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, “a integração de ações da União com estados e municípios é fundamental para expandirmos a transformação digital que aceleramos no país”.
De acordo com a pasta, “a integração foi possível graças à parceria de Minas Gerais com o Ministério da Economia por meio da adesão à Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br) e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no tema Governo Digital. Essa iniciativa faz parte do Projeto Estratégico Minas Atende”. E que “dos mais de 4,2 mil serviços do governo federal, há hoje 67% totalmente digitalizados, 2.806”.
* Com informações do ME
Recolhimento poderá ser feito a partir de julho, com opção de pagamento em duas parcelas.
“A meta é digitalizar 100% dos serviços, mas o desafio é não fazer mera transposição do que existe para o digital”, afirma o secretário adjunto de governo digital, Ciro Avelino.
Além de três das grandes entidades empresariais de tecnologia da informação, ABES, Assespro e Brasscom, os dois assentos setoriais são disputados pela Abert, Sebrae e bureaus de crédito. Pelo menos.
Governo e TSE formalizam acordo para fazer o Documento Nacional de Identificação (DNI) por meio da troca de dados. A identidade digital será gerada por um aplicativo gratuito, que pode ser utilizado em smartphones e tablets com sistemas Android e iOS, a ser ofertado pelo governo federal.