Clicky

INCLUSÃO DIGITAL

Cert.br: Pais aprendam com as crianças a fazer uma Internet Segura

Luís Osvaldo Grossmann ... 12/02/2021 ... Convergência Digital

O DISI 21, o Dia Internacional de Segurança em Informática promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, debateu na quinta, 11/2, que ‘Segurança Digital Começa Cedo’. O painel discutiu como as famílias podem participar da vida digital dos filhos, ajudando na prevenção a riscos, como invasões ou cyberbullying. 

E se é verdade que muitos pais têm dificuldades de entender diferentes aspectos da internet que são naturais para os nativos digitais, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, parte do NIC.br, tem uma série de materiais elaborados para ajudar nesse diálogo.

“O que sabem sobre phishing? O que sabem sobre vírus? Com a experiência das próprias crianças a gente vai tratando do assunto. Às vezes para os pais é um mundo novo. E a gente aprende com eles. A ideia então é produzir materiais que ajudem no diálogo entre pais e filhos”, afirmou a analista de segurança Miriam von Zuben. 

“Temos uma linha mais voltada para crianças. A ideia é que os pais possam usar para conversar com as crianças, explicar o que é um antivírus, explicar o que é um spyware, até para aprendizagem mútua. Por meio de caça-palavras, de joguinhos a gente tenta mostrar, de forma lúdica. Assim como temos material para adolescentes e para pais e educadores.”

Os materiais são facilmente acessíveis pelo portal internetsegura.br, e como reforçou a analista de segurança do CERT.br, buscam atender diferentes públicos com diferentes abordagens e linguagens. 

“A gente tem uma linha de fascículos, com os assuntos tratados de forma mais direta, sobre boatos, sobre códigos maliciosos, por exemplo. Com eles, slides para os professores ou para quem quiser dar uma palestra sobre o assunto, porque a ideia é ter cada vez mais multiplicadores para distribuir esses materiais.” Assistam a a paticipação da analista de segurança, Miriam Von Zuben no DISI21.


CCT da Câmara quer rediscutir impacto da venda da Telebras no satélite brasileiro

Proposta de debate foi feita pelo deputado Vitor Lippi (PSDB/SP). Parlamentares querem convocar a estatal, o ministério das Comunicações, o TCU e o ministério da Defesa. Contrato com a Viasat será central no debate.

Engenharia social é um risco grave para crianças e adolescentes

A Internet se tornou o ar que respiramos e para os jovens mais ainda e cabe aos pais terem a noção que segurança da informação é educação de base, recomenda o pesquisador de ameaças na Trend Micro e fundador da comunidade Mente Binária, Fernando Mercês.

Toxicidade da Internet: seu filho pode não ser a vítima, mas o agressor

"Tem uma série de regras de educação, valores da família, formas de se comportar que não valem só para o jogo, para a rede social, valem para a vida”, diz a professora e psicoterapeuta, Ivelise Fortim.

Cert.br: Pais aprendam com as crianças a fazer uma Internet Segura

"Vamos ouvir mais do que falar. Os pais precisam fazer os filhos falarem como atuam na Internet. É uma aprendizagem mútua e necessária", recomenda a analista de segurança Miriam von Zuben. 

Mais de 70% das escolas no Brasil assumem casos de cyberbullying

É imperativo que se trate a Internet como um lugar real e que se responsabilize as pessoas pelos seus atos para evitar os ataques, observou a especialista em comportamento e psicopedagoga Érica Alvim.

Internet no Brasil vive uma onda de impunidade e agressividade

A advertência é da influenciadora de games, Nyvi Estephan. Segundo ela, nos jogos online, crianças e adolescentes refletem o ambiente e agem certas de que não vão ser punidas.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G