Clicky

INCLUSÃO DIGITAL

Internet está longe de ser ruim para crianças e adolescentes

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 12/02/2021 ... Convergência Digital

Com o tema 'Segurança Digital começa cedo", a RNP - Rede Nacional de Pesquisa- realizou nesta quinta-feira, 11/02, o DISI21, para comemorar o Dia Internacional de Segurança da Informática. Em entrevista ao Convergência Digital, Edilson Lima, gerente do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP, reforça que é um erro afirmar que a Internet é ruim para crianças e adolescentes.

"Há milhares de aplicações positivas na Internet. Internet não é ruim. O que tem de ser feito é uma maneira de educar. Não existe uma lista de recomendação pronta para ser massificada ou software para serem instalados para resolver a questão. Tem é de ter conversa e educação", pontua.

Lima lembra que cerca de 30% dos internautas ativos são crianças e adolescentes, mas ressalta que eles consomem de forma distinta dos adultos. "O senso de risco deles é diferente. Nós, adultos, sempre pensamos no viés do crime financeiro, do golpe do boleto, mas os jovens têm outras prioridades. O que precisamos entender é que os jovens geram renda, são indivíduos e correm risco de serem explorados no ambiente cibernético, mas precisam ser advertidos com o olhar deles. Cabe a nós entender esse processo e educar para que eles percebam as ações incomuns", reforça.

O gerente do CAIS/RNP sustenta: proibir o acesso à Internet para evitar os riscos é a ação mais equivocada, uma vez que o isolamento digital não traz nenhum benefício. Assistam a entrevista com Edilson Lima, gerente do CAIS/RNP.


Carreira
Semantix oferece 100 vagas para capacitação gratuita em engenharia de dados

Voltado para programadores, analistas de dados, cientistas e engenheiros de computação que estejam interessados em ingressar no mercado na área de Engenharia para Big Data. Aulas começam no dia 19 de abril.

CCT da Câmara quer rediscutir impacto da venda da Telebras no satélite brasileiro

Proposta de debate foi feita pelo deputado Vitor Lippi (PSDB/SP). Parlamentares querem convocar a estatal, o ministério das Comunicações, o TCU e o ministério da Defesa. Contrato com a Viasat será central no debate.

Engenharia social é um risco grave para crianças e adolescentes

A Internet se tornou o ar que respiramos e para os jovens mais ainda e cabe aos pais terem a noção que segurança da informação é educação de base, recomenda o pesquisador de ameaças na Trend Micro e fundador da comunidade Mente Binária, Fernando Mercês.

Toxicidade da Internet: seu filho pode não ser a vítima, mas o agressor

"Tem uma série de regras de educação, valores da família, formas de se comportar que não valem só para o jogo, para a rede social, valem para a vida”, diz a professora e psicoterapeuta, Ivelise Fortim.

Cert.br: Pais aprendam com as crianças a fazer uma Internet Segura

"Vamos ouvir mais do que falar. Os pais precisam fazer os filhos falarem como atuam na Internet. É uma aprendizagem mútua e necessária", recomenda a analista de segurança Miriam von Zuben. 

Mais de 70% das escolas no Brasil assumem casos de cyberbullying

É imperativo que se trate a Internet como um lugar real e que se responsabilize as pessoas pelos seus atos para evitar os ataques, observou a especialista em comportamento e psicopedagoga Érica Alvim.

Internet no Brasil vive uma onda de impunidade e agressividade

A advertência é da influenciadora de games, Nyvi Estephan. Segundo ela, nos jogos online, crianças e adolescentes refletem o ambiente e agem certas de que não vão ser punidas.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G