Clicky

INCLUSÃO DIGITAL

Internet Segura: Diálogo é a vacina dos pais contra ameaças virtuais às crianças

Luís Osvaldo Grossmann ... 12/02/2021 ... Convergência Digital

Diálogo e participação são as principais vacinas contra as ameaças virtuais envolvendo crianças e adolescentes. Essa foi a tônica do DISI 21, o Dia Internacional de Segurança em Informática promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. 

O debate reuniu a youtuber Nyvi Estephan, a psicopedagoga Érica Alvim, o especialista em tecnologia Fernando Mercês e a especialista em direito digital Adriana Cansian, com o tema ‘Segurança Digital Começa Cedo’. A conversa passou por pontos importantes, como a defesa frente a fraudes e bullying, o tempo diante das telas, ou o comportamento online. 

“Mesmo pais que acham que sabem de tecnologia precisam entender que a gente não sabe tudo, e, especialmente, ouvir mais as crianças. Além de buscar fontes com recomendações que ensinem sobre segurança, sobre como usar uma senha. Entender que precisa ter cuidados na hora de criar uma conta para jogar”, destacou Mercês. 

A seguir, a íntegra do DISI 21, que neste ano completou a 15ª edição:


CCT da Câmara quer rediscutir impacto da venda da Telebras no satélite brasileiro

Proposta de debate foi feita pelo deputado Vitor Lippi (PSDB/SP). Parlamentares querem convocar a estatal, o ministério das Comunicações, o TCU e o ministério da Defesa. Contrato com a Viasat será central no debate.

Engenharia social é um risco grave para crianças e adolescentes

A Internet se tornou o ar que respiramos e para os jovens mais ainda e cabe aos pais terem a noção que segurança da informação é educação de base, recomenda o pesquisador de ameaças na Trend Micro e fundador da comunidade Mente Binária, Fernando Mercês.

Toxicidade da Internet: seu filho pode não ser a vítima, mas o agressor

"Tem uma série de regras de educação, valores da família, formas de se comportar que não valem só para o jogo, para a rede social, valem para a vida”, diz a professora e psicoterapeuta, Ivelise Fortim.

Cert.br: Pais aprendam com as crianças a fazer uma Internet Segura

"Vamos ouvir mais do que falar. Os pais precisam fazer os filhos falarem como atuam na Internet. É uma aprendizagem mútua e necessária", recomenda a analista de segurança Miriam von Zuben. 

Mais de 70% das escolas no Brasil assumem casos de cyberbullying

É imperativo que se trate a Internet como um lugar real e que se responsabilize as pessoas pelos seus atos para evitar os ataques, observou a especialista em comportamento e psicopedagoga Érica Alvim.

Internet no Brasil vive uma onda de impunidade e agressividade

A advertência é da influenciadora de games, Nyvi Estephan. Segundo ela, nos jogos online, crianças e adolescentes refletem o ambiente e agem certas de que não vão ser punidas.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G