Clicky

GOVERNO » Compras Governamentais

Governo renova acordos de preços com IBM e Red Hat

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/02/2021 ... Convergência Digital

A Secretaria de Governo Digital anunciou ter prorrogado por mais um ano os acordos corporativos com a IBM e a Red Hat, como parte da estratégia que vem sendo utilizada para unificar os serviços mais contratados pelos órgãos públicos em um relação que serve de referência para todas as licitações de TI.  

Segundo a SGD, “os acordos corporativos com grandes fabricantes na área de Tecnologia da Informação e Comunicação visam a padronização nas licitações realizadas em todos os órgãos do governo federal e, como resultado, a economia de recursos públicos e a eliminação de eventuais distorções. Para tanto, o teto de preços que poderá ser praticado em contratações é definido em catálogos, atualizados e publicados periodicamente no portal gov.br.”

A secretaria informa que, como resultado da negociação atual com a Red Hat, foi ampliado o desconto médio de 13% para 16% em comparação aos preços praticados por essa empresa no mercado em geral. Em relação a demais empresas, houve prorrogação de vigência do acordo corporativo com a IBM, assinado em 28 de janeiro deste ano.

As negociações envolvem os maiores fornecedores de tecnologia para o governo federal, mas já extrapolam os órgãos do Executivo. O Supremo Tribunal Federal e o TSE-MG também aderiram aos catálogos acordados com a SGD. A previsão é de que ocorram prorrogações também com a VMware e um novo acordo com a Oracle. Cada acordo tem validade de um ano. 


Ministério da Justiça exige cadastro de redes sociais no Consumidor.gov.br

Nova portaria da Secretaria Nacional do Consumidor amplia o rol de empresas que devem fazer parte do portal de mediação online de atendimento aos consumidores. 

Simples de março, abril e maio é prorrogado para segundo semestre

Recolhimento poderá ser feito a partir de julho, com opção de pagamento em duas parcelas. 

Transformação digital: Atenção do governo ao risco de digitalizar a burocracia

“A meta é digitalizar 100% dos serviços, mas o desafio é não fazer mera transposição do que existe para o digital”, afirma o secretário adjunto de governo digital, Ciro Avelino. 

Sobram candidatos e faltam cadeiras para TICs no Conselho Nacional de Proteção de Dados

Além de três das grandes entidades empresariais de tecnologia da informação, ABES, Assespro e Brasscom, os dois assentos setoriais são disputados pela Abert, Sebrae e bureaus de crédito. Pelo menos. 

Identidade Nacional vai funcionar como carteira digital

Governo e TSE formalizam acordo para fazer o Documento Nacional de Identificação (DNI) por meio da troca de dados.  A identidade digital será gerada por um aplicativo gratuito, que pode ser utilizado em smartphones e tablets com sistemas Android e iOS, a ser ofertado pelo governo federal.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G