Clicky

SEGURANÇA

Experian, dona da Serasa, diz que investiga megavazamento no Brasil

Convergência Digital ... 08/02/2021 ... Convergência Digital

A empresa de informações de crédito Experian divulgou nota nesta segunda, 8/2, para informar está investigando se os dados pessoais de milhões de pessoas no Brasil que foram encontrados ilegalmente para venda online podem ser conectados à sua empresa brasileira, a Serasa.  

Maior grupo de informações de crédito do mundo, a Experian alega que até agora descobriu que os dados oferecidos para venda incluíam fotos, detalhes da previdência social, registros de veículos e detalhes de login de mídia social, que a Serasa não coleta ou mantém.  

“Apesar de exaustivas investigações até o momento, não há evidências de que nossos sistemas de tecnologia foram comprometidos ”, disse a empresa.

Segue a íntegra da nota da Experian:

Após relatos recentes da mídia sobre dados que estão sendo oferecidos ilegalmente para venda na Internet, alguns dos quais podem ter sido provenientes de dados de marketing não confidenciais da Serasa, a Experian continua conduzindo uma investigação forense detalhada. Forneceremos mais atualizações conforme apropriado, até o momento sabemos o seguinte:      

1) Entre os dados oferecidos estão fotos, números do INSS, cadastro de veículos e cadastro em mídias sociais, que a Serasa não coleta e não possui.      

2) Não há evidências de que dados de crédito positivos ou negativos tenham sido obtidos ilegalmente na Serasa.      

3) Apesar de exaustivas investigações até o momento, não há evidências de que nossos sistemas de tecnologia tenham sido comprometidos.  Proteger a segurança dos dados é nossa prioridade número um e é uma obrigação que levamos extremamente a sério.


Vazamento de dados: Procon/SP diz que Serasa segue com respostas insuficientes

Ao complementar as informações solicitadas pela entidade de Defesa do Consumidor, a Serasa apresentou um paraecer técnico de empresa especializada de que os sistemas da empresa são seguros. Mas o Procon/SP diz que as respostas foram incompletas e pouco esclarecedoras.

Vazamento de dados: Sigilo prepara ação contra as teles e diz que disputa com Serasa não acabou

Instituto vai recorrer da decisão que desobrigou a Serasa a comunicar vazamentos."Não queremos demonizar ninguém, mas vazamentos geram desconfiança", diz o presidente, Victor Gonçalves.

DPO corre risco de ser punido por megavazamentos com base no Código do Consumidor

Ao participar de evento da associação nacional de encarregados de dados, ANPPD, a advogada Patricia Peck advertiu que a ANPD não tem a exclusividade para aplicar sanções. “o Código do Consumidor traz como crime não informar sobre dados tratados ou correções”.

Abranet: Notificação de incidentes de segurança à ANPD apenas em casos de alta relevância

Entidade sugere que os incidentes de segurança só devam ser notificados se envolver, por exemplo, informações que correspondam a mmais de 50% da base de dados.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G