Clicky

Convergência Digital - Home

Banco BV vai levar missão crítica para a nuvem com Google Cloud

Convergência Digital
Convergência Digital* - 08/02/2021

O banco BV assinou um acordo com o  Google Cloud para aprofundar sua jornada contínua de inovação, explorando novas oportunidades de soluções no mercado, com ênfase no uso intensivo de Dados e Inteligência Artificial. A iniciativa constitui a primeira fase de uma parceria de longo prazo entre o BV e o Google Cloud onde ambas as empresas estão comprometidas em explorar outras oportunidades a fim de escalar o trabalho conjunto no futuro. Através das tecnologias em nuvem, o BV reforça sua estratégia de longo prazo focada em Open Finance.

"A proposta é unir forças e contar com a tecnologia do Google Cloud para alavancar ainda mais o que o BV já vem fazendo no mercado. Eles agregando conhecimento de inteligência de dados e tecnologia, e nós com a expertise de crédito e outros produtos financeiros, numa busca contínua por inovação para o setor", afirma Guilherme Horn, diretor de Estratégia e Inovação do banco BV.

O acordo engloba uma frente tecnológica e uma de negócios. A frente tecnológica, já iniciada, envolve um plano acelerado de evolução de aplicações já existentes, com uso de dados e adoção de soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning. Por meio destes projetos, o BV se beneficia da escalabilidade, flexibilidade e segurança da nuvem do Google, com ganhos de eficiência operacional e maior agilidade no time-to-market dos produtos. Isto ocorre num momento chave, em que o setor financeiro está atravessando grandes transformações, fomentadas tanto pelas demandas e expectativas dos consumidores como pelas mudanças regulatórias.

Com esta base tecnológica, o BV explora novas oportunidades na criação de produtos de crédito, pagamentos e investimentos para pessoas físicas e empresas. Estes produtos poderão ser ofertados diretamente pelo BV ou por meio de parceiros, as startups plugadas na plataforma BV Open. A iniciativa reforça o posicionamento do BV como parceiro preferido das startups. Atualmente, o banco conta com mais de 150 parceiros, entre fintechs, marketplaces e outros mais. "Acreditamos muito nesse modelo de negócio em que unimos expertises. Dessa forma, oferecemos produtos e serviços ainda melhores para nossos clientes e também contribuímos para o ecossistema de inovação, levando soluções que tornem mais leve a vida financeira das pessoas", explica Horn.

Com a evolução desta jornada, todas as transações e operações críticas do banco serão processadas na nuvem do Google. O BV passa a adotar soluções do Google como pilares da sua estratégia de tecnologia. O Apigee - plataforma de gerenciamento de APIs (Interface de Programação de Aplicativos), por exemplo, será uma peça central na estratégia de Open Banking do BV, permitindo a integração com outros ecossistemas digitais, como plataformas de pagamento mobile, de forma rápida e segura. De valor essencial para o longo prazo, o Anthos, plataforma de modernização de aplicações, possibilita maior agilidade na criação e gestão integrada de aplicativos em nuvem híbrida, ou mesmo multi-cloud, que é um pilar chave para aprimorar e maximizar a experiência de usuários e inovar mais rapidamente.

"Estamos extremamente entusiasmados com esta parceria porque ela se alinha com dois pontos centrais para nosso negócio. O movimento do BV, ao ser disruptivo tanto em escopo como na velocidade, sinaliza o caminho para outras empresas brasileiras sobre como usar a nuvem como aliado frente às radicais mudanças que estão acontecendo em todas as indústrias, em especial a financeira. Não se trata somente de uma questão de tecnologia e de custos. Além disso, a estratégia do BV em construir soluções através de seus parceiros se alinha com a visão do Google Cloud de que dados e APIs abertas são os habilitadores centrais na transformação dos negócios, além de novas formas de colaboração", afirma Marco Bravo, Head de Google Cloud no Brasil.


Destaques
Destaques

TIM faz multicloud com Google, Microsoft e Oracle

Depois de anunciar o big data no Google Cloud, a operadora confirma a migração dos datacenters localizados em São Paulo e Rio de Janeiro para as instalações da Oracle e da Microsoft.

Incêndio no maior data center da Europa alerta para estratégia de recuperação de desastre

A OVHcloud, fornecedora de serviços de cloud do governo da França, teve quatro datacenters destruídos pelo fogo, em Estrasburgo, no leste da França. Muitos clientes reclamam de sites e e-mails fora do ar. União Soviética fica sem acesso ao Google e ao You tube.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a IaaS está alinhada ao seu negócio?

Por Fábio Lucinari*

Cada vez mais é preciso considerar que as opções convencionais de TI tendem a ser ineficientes no trabalho de auxiliar as companhias a se adaptarem às necessidades e aos desafios do cenário atual. Infraestrutura como serviço oferece soluções projetadas sob medida e aprimoram o consumo da área de tecnologia.

IA, nuvem e IoT exigem data centers mais eficientes

Por Ed Solis*

Adoção crescente de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e PoE estão na lista para melhorar o desempenho das redes e a eficiência do gerenciamento.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site