27/01/2021 às 16:30
Internet Móvel 3G / 4G


Índia bane para sempre aplicativos chineses como TikTok e WeChat
Convergência Digital*

O governo da Índia baniu 59 aplicativos chineses do país, incluindo as redes sociais TikTok e WeChat. Decisão foi anunciada pelo Ministério de Tecnologogia e Informação nesta terça-feira, 26/01. A decisão veio depois de o governo considerar insatisfatória a defesa apresentada pelos responsáveis pelos software sobre fatores de segurança, como uso de dados e privacidade. As autoridades indianas afirmam que os aplicativos banidos fazem coletas de dados de projetos comerciais para um suposto roubo de informações.

A tensão entre China e Índia começou no ano passado e vive uma crescente. A disputa começou quando nacionalistas indianos culparam o governo chinês pela recente pandemia da COVID-19. Desde então, a Índia já baniu cerca de 250 aplicativos chineses sob a acusação de "ameaça à soberania e integridade" do país.

Até o momento, ainda não foi revelada uma lista oficial com todos os aplicativos banidos, contudo, especula-se que aplicativos da Xiaomi, Alibaba e Baidu também foram afetados pela medida, além das redes sociais já citadas. Similarmente, a decisão deve afetar diversos jogos de produtoras chinesas pelo mesmo motivo. Além da proibição dos downloads pelas principais lojas de aplicativo, os usuários que já possuem acesso aos serviços chineses devem perder o privilégio em breve.

*Com agências internacionais


Powered by Publique!