Clicky

INTERNET

Google, sem retorno financeiro, diz adeus ao projeto de internet por balões

Convergência Digital ... 22/01/2021 ... Convergência Digital

A Alphabet, empresa dona da Google, anunciou o encerramento do Loon, a divisão que fornece internet a partir de balões flutuantes. A decisão, anunciada em blog pelo diretor do laboratório Google X, Astro Teller, se deu a partir da inviabilidade comercial da solução. 

“Infelizmente, apesar das conquistas técnicas inovadoras da equipe nos últimos 9 anos - fazer muitas coisas antes consideradas impossíveis, como navegar precisamente em balões na estratosfera, criar uma rede de malha no céu ou desenvolver balões que podem suportar as condições adversas da estratosfera por mais de um ano - o caminho para a viabilidade comercial se provou muito mais longo e arriscado do que o esperado. Portanto, tomamos a difícil decisão de fechar Loon. Nos próximos meses, começaremos a desacelerar as operações e não será mais uma Outra Aposta no Alphabet”, explicou. 

O Loon foi lançado em junho de 2013, e de um projeto inicial na divisão X se tornou uma empresa independente dentro do grupo. Um piloto de serviço comercial de internet a partir dos balões foi lançado no Quênia em julho, composto por uma frota de cerca de 35 balões que cobriam uma área de cerca de 50.000 quilômetros quadrados. Loon também forneceu serviços de Internet para áreas afetadas por desastres naturais, enviando balões para Porto Rico após o furacão Maria em 2017 e para o Peru após um terremoto em 2019.

O Brasil esteve na linha de frente do programa. Em 2017, por exemplo,o Google soltou um balão no Piauí. Mas ele caiu e assustou moradores da zona rural de São João da Serra, Norte do Piauí.


Revista Abranet 33 . jan-mar 2021
Veja a Revista Abranet nº 33
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais impõe a contratação de um DPO (Data Protection Officer), profissional que tende a ficar cada vez mais requisitado e valorizado... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

Ceará está proibido de impedir teles de bloquearem acesso à Internet ao fim da franquia de dados

Lei cearense foi considerada inconstitucional por decisão majoritária dos ministros do Supremo Tribunal Federal. O STF diz que confere à União, a competência privativa de dispor sobre telecomunicações.

STF decide que direito ao esquecimento não se aplica no Brasil

Em caso com repercussão geral, Supremo também fixou tese de que o conceito é incompatível com a Constituição Federal. 

Justiça manda Facebook remover críticas ao uso de máscaras contra a Covid-19

Rede social deve tirar do ar vídeo que questiona a validade de um decreto municipal, em Santa Catarina, que obriga o uso de máscaras pela população para evitar a propagação do novo coronavírus. 

Google, sem retorno financeiro, diz adeus ao projeto de internet por balões

Em blog, a Alphabet, empresa-mãe da Google, anunciou o encerramento da divisão Loon, depois de nove anos de pesquisas. No Brasil, a iniciativa teve uma experiência - ruim - no Piauí.

STJ autoriza Telebras fazer manutenção de rede durante o dia

Foi derrubada decisão que impedia a estatal de fazer a manutenção durante o dia para evitar problemas técnicos durante o horário comercial. Para o STJ, restrição ao trabalho representa risco de grave lesão à ordem, à segurança e à economia.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G