Clicky

INTERNET

Depois de Brasil e Alemanha, Google vai remunerar notícias na França

Convergência Digital ... 21/01/2021 ... Convergência Digital

A Google vai pagar às editoras francesas por conteúdo de notícias, anunciou a empresa nesta quinta, 21/1. Esse é um acordo firmado após vários meses de negociações entre a gigante das buscas e grupos de mídia, que são representados pelo lobby francês Alliance de la Presse d'Information Generale. 

A Google disse que negociaria licenças individuais com membros da aliança que cobrem direitos relacionados e acesso aberto a um novo serviço móvel da empresa, chamado de “News Showcase”. Os jornais seriam remunerados com base em contribuições para informações políticas e gerais, volume diário de publicações e audiência mensal na internet. 

“Após longos meses de negociações, este acordo é um passo importante, que marca o reconhecimento efetivo do vizinho direito das editoras de imprensa e o início de sua remuneração por plataformas digitais pelo uso de suas publicações online,” Pierre Louette, CEO da Jornal Les Echos, disse em um comunicado também nesta quinta-feira.

Sebastien Missoffe, CEO da Google França, disse que o acordo “confirma o compromisso da Google de compensar os editores de acordo com a lei francesa e abre novas oportunidades para nossos editores parceiros”. “Estamos felizes em contribuir para o desenvolvimento de editores de notícias na era digital, para apoiar ainda mais o jornalismo”, acrescentou. 

A Google disse no ano passado que pagaria aos editores de notícias pela primeira vez, uma mudança de rumo da gigante da internet que durante anos se recusou a fazê-lo. A empresa concordou com uma série de negócios iniciais na Alemanha, Austrália e Brasil, e agora estende para a França. 

A França foi o primeiro país a adotar novas leis de direitos autorais da União Europeia, que tornaram as plataformas digitais responsáveis por infrações. O regulador da concorrência do país decidiu no ano passado que a Google deve pagar editoras e agências de notícias para reutilizar seu conteúdo. Separadamente, a autoridade antitruste da Austrália, a Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores, também introduziu novas regras para forçar empresas como o Google e o Facebook a pagar seus editores de notícias para distribuir seu conteúdo.


Revista Abranet 33 . jan-mar 2021
Veja a Revista Abranet nº 33
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais impõe a contratação de um DPO (Data Protection Officer), profissional que tende a ficar cada vez mais requisitado e valorizado... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

Fapesp abre chamada estratégica para Internet de R$ 30 milhões

Podem ser apresentadas propostas em temas como software livre, dados abertos e padrões abertos, entre outras.

Idec cobra ANPD, Senacon e Cade por medidas contra mudanças no WhatsApp

Entidade de defesa do consumidor alega que por não permitir consentimento, nova política de privacidade e termos de uso violam LGPD. Novo modelo da OTT está previsto para vigorar a partir do dia 15 de maio.

Internet das Coisas desafia a privacidade e a governança da Internet

A afirmação é da professora da Escola de Comunicação da American University, Laura DeNardis, que participou da Seminário Internacional de Governança da Internet. Especialistas afirmam que confundir governo com governança é um erro grave e ameaça o ecossistema.

Agora é lei. Perseguição na Internet pode levar a até dois anos de prisão

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei que inclui no Código Penal a modalidade do crime de 'stalking1, prática de perseguição de pessoas na Internet. Penalidade pode ser acrescida em 50% se o crime for direcionado a mulhres e as crianças.

Brasil é top 5 entre os países que mais mandam tirar conteúdo do Google

País é o único citado na América Latina, mas deixou a segunda posição nas solicitações de retirada de informações da internet, independente de serem verídicas ou não. Maior parte dos pedidos é ligada à difamação.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G