19/01/2021 às 19:22
Segurança


Site do STF fica instável. Corte nega ataque e alega 'falha de um equipamento'
Convergência Digital*

O site do Supremo Tribunal Federal apresentou instabilidade ao longo da tarde desta terça-feira (19/1). O site chegou a ficar fora do ar, não sendo possível acessar qualquer serviço da corte.

A assessoria do tribunal informou que apenas o site foi afetado "em razão da falha de um equipamento". "A Secretaria de Tecnologia da Informação atuou prontamente e o problema foi solucionado."

Desde segunda-feira (18), a vice-presidente do STF, ministra Rosa Weber, responde pelos casos urgentes encaminhados ao tribunal, como presidente em exercício da corte. Ela ficará até o próximo dia 31 de janeiro.

Em novembro do ano passado, máquinas identificadas como sendo do Supremo Tribunal Federal estiveram expostas na internet utilizando uma instalação mal configurada da plataforma SonarQube. O problema foi informado ao site CISO Advisor pelo pesquisador brasileiro que localizou as máquinas num buscador de internet das coisas, depois de tomar conhecimento desse alerta. A falha foi reportada ao STF. Por meio da vulnerabilidade no SonarQube, um hacker pode ter acesso a código fonte desenvolvido para o Tribunal.


Powered by Publique!