O Mercado Livre, companhia de comércio eletrônico e pagamentos digitais na América Latina, escolheu a plataforma do Google Cloud para suportar seu sistema de missão crítica SAP. Empresa também vai usar a solução BigQuery, voltada à transformação. Os valores do contrato não foram revelados.
"O programa de modernização da infraestrutura SAP para S/4HANA envolve múltiplas implementações de modelos distintos para suportar o crescimento das operações e a maior complexidade dos processos de negócio nos principais mercados da América Latina. Ao longo do programa, faremos a migração total dos dados da plataforma SAP para Google Cloud", explica Dereck Dougall, Diretor de Sistemas Administrativos do Mercado Livre. "Segurança, escalabilidade e disponibilidade são os três pilares do nosso processo de implementação de SAP S/4HANA baseado nas soluções do Google Cloud", completa.
Para o gerente geral do Google Cloud para Argentina e Uruguai, Rodrigo Ponce, o contrato para a missão crítica SAP fortalece a aliança entre as partes já consolidada em projetos de dados, analytics, inteligência artificial, infraestrutura multicloud e plataforma colaborativa.
O executivo destaca que o principal desafio é adaptar a infraestrutura ao crescimento exponencial do volume de informações e transações, sem interromper a operação de um sistema crítico como o SAP, para a implantação do SAP S/4HANA na nuvem do Google Cloud.
Acordo entre as companhias tem validade de sete anos e engloba o uso do Android TV pela emissora. O data center próprio será vendido, informa o diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo, Raymundo Barros. As CDNs da Globo seguem com infraestrutura própria.
Projeções da Brasscom no TecForum 2021 ressaltam crescimento acelerado de 20% ao ano da computação em nuvem, especialmente IaaS e PaaS. Big Data, internet das coisas e inteligência artificial também são destaques.
Por Fábio Lucinari*
Cada vez mais é preciso considerar que as opções convencionais de TI tendem a ser ineficientes no trabalho de auxiliar as companhias a se adaptarem às necessidades e aos desafios do cenário atual. Infraestrutura como serviço oferece soluções projetadas sob medida e aprimoram o consumo da área de tecnologia.
Por Ed Solis*
Adoção crescente de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e PoE estão na lista para melhorar o desempenho das redes e a eficiência do gerenciamento.