A solução de IA e machine learning é usada para o monitoramento de aplicativos. A ideia aqui, segundo Roberto Carvalho, diretor-presidente para a América do Sul da Dynatrace, é ser capaz de agir rapidamente caso ocorra algum problema. “A inteligência artificial é aliada da segurança”, disse o executivo durante o 5×5 TecSummit. Segundo Carvalho, trata-se de um monitoramento mais cuidadoso.
“Em uma pesquisa feita pela Dynatrace, as empresas têm, em média, dez ferramentas diferentes de monitoramento. Elas são muito boas, mas só olham pedaços, não olham o todo. Uma olha banco de dados. Outra, a experiência digital. Outra banco, a rede. Falta uma fotografia unificada desses serviços, falta uma estratégia de monitoramento do primeiro clique do usuário, batendo até o mainframe, para poder identificar qualquer lentidão, problema ou degradação do serviço que impacte a experiência do usuário”, ressaltou o executivo da Dynatrace. Para Carvalho, é necessário inverter a pirâmide de visibilidade, ou seja, ao invés de iniciar o monitoramento pela infraestrutura e a nuvem, é preciso começar pelo primeiro clique do usuário. Só assim a empresa materializa a obsessão pela experiência do usuário, garante.
“Não importa qual seja o produto ou o serviço. Seja um dispositivo móvel, um IoT, ou um canal tradicional, isso precisa funcionar. Aí, entra aí a inteligência artificial. Os sistemas de nuvem não são estáticos, eles se mexem o tempo inteiro (são dinâmicos) e são mais difíceis de serem monitorados”, explicou o diretor-presidente para a América do Sul da Dynatrace. De acordo com sua visão, apenas a IA é capaz de analisar os bilhões de dados gerados e correlacionar todos eles para dar uma resposta precisa e monitorar a experiência digital do usuário da melhor forma.
5×5 TecSummit
O 5×5 TecSummit é um evento online organizado em uma parceria de cinco sites de jornalismo especializado em TI e telecom: Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside. O seminário discute tendências em tecnologia em cinco verticais: governo, saúde, energia, finanças e entretenimento. Inscreva-se gratuitamente e recupere todo o conteúdo produzido.
Para o relator do caso, "dados armazenados em nuvem não evidenciam uma comunicação de dados" e, por isso, não estariam protegidos pela legislação.
Estudo da KPMG mostra que existem, hoje, 702 startups em atuação no segmento no País. Levantamento ainda que, desde 2012 setor atraiu US$ 839 milhões em 274 rodadas de investimento; em 2020 foram captados US$ 365 milhões.
Por Ed Solis*
Adoção crescente de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e PoE estão na lista para melhorar o desempenho das redes e a eficiência do gerenciamento.
Por Marcos Boaglio*
A digitalização impõe adotar uma cultura de inovação na qual se fomente a experimentação, derrubar barreiras a partir de novos veículos de aquisição e implementar uma classificação de dados moderna, assim como desenvolver capacidades para empoderar os trabalhadores para finalmente aproveitarem as novas tecnologias.