09/12/2020 às 15:00
Gestão


Governo adota sistema de duplo fator de autenticação no Gov.br
Convergência Digital*

Como medida de segurança contra o furto de senhas, o portal Gov.br passou a adotar o sistema de duplo fator de autenticação no sistema que já conta com 85 milhões de brasileiros cadastrados. A medida atinge serviços como o e-CAC da Receita Federal e a Carteira Digital de Trânsito, entendidos como alvos visados.

Segundo a Secretaria de Governo Digital, na prática haverá o envio de um código para o celular quando o cidadão digitar login e senha para acessar o portal de serviços do governo federal.

A adesão a esse duplo fator de autenticação é voluntária, ou seja, o usuário poderá escolher se quer utilizá-lo. Em caso positivo, será necessário ter o aplicativo Meu Gov.br baixado no aparelho.

“Toda vez que você acessar um serviço do Gov.br, seja no portal ou por aplicativo do governo, vai receber um código para complementar sua senha. Então, mesmo que alguém furte sua senha e seu CPF, não vai conseguir acessar o sistema. O celular se torna o segundo fator de autenticação, o que é boa prática de segurança adotada por todos os maiores sistemas”, afirma o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

* Com informações do Ministério da Economia

 


Powered by Publique!