09/12/2020 às 11:00
Internet Móvel 3G / 4G


Mastercard torce para parceria com WhatsApp em pagamentos tenha aval do Banco Central em 2021
Convergência Digital*

A Mastercard aposta que o Banco Central vai autorizar no primeiro trimestre de 2021 o uso do WhatsApp para pagamentos. Parceira do aplicativo no empreendimento, a operadora de cartões acredita terem sido solucionadas preocupações da autoridade monetária sobre o assunto.

“Temos tido reuniões semanais com o Banco Central e acho que estamos perto da permissão do WhatsApp para pagamentos”, disse o presidente da Mastercard para o Brasil e Cone Sul, Pedro Paro Neto, em entrevista a jornalistas, agregando que espera o aval para o primeiro trimestre do ano que vem.

O BC suspendeu o serviço anunciado pelo Whatsapp, em junho, alegando a necessidade de que ele passasse por um processo de autorização. O modelo previa a transferência de recursos por meio do aplicativo através de cartões, com uso dos sistemas de pagamentos existentes da Visa e da Mastercard.

Representantes do BC apontaram que o lançamento de pagamentos pelo Whatsapp antes do início pleno de operações do Pix poderia afetar negativamente o novo sistema de pagamentos instantâneos, lançado no mês passado.

A Mastercard estimou que a participação dos cartões nos pagamentos de compras atingiu cerca de 50% dos gastos das famílias no país neste ano, ante cerca de 45% no ano passado, dado que as medidas de isolamento social aceleraram a troca de dinheiro em espécie por meios eletrônicos.

* Com informações da Reuters


Powered by Publique!