Clicky

SEGURANÇA

IBM alerta sobre ataques hacker na cadeia de distribuição de vacinas para Covid-19

Convergência Digital* ... 03/12/2020 ... Convergência Digital

A IBM alertou sobre hackers que visam empresas essenciais para a distribuição de vacinas contra Covid-19, um sinal de que espiões digitais estão voltando sua atenção para o complexo trabalho logístico envolvido na imunização da população mundial contra o coronavírus.

Em comunicado desta quinta-feira,3/12, a IBM diz que descobriu “uma campanha global de phishing” focada em organizações associadas à “cadeia fria” da vacina contra Covid-19 - o processo necessário para manter as doses da vacina em temperaturas extremamente frias, enquanto são transportadas.

A Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura dos Estados Unidos também publicou o relatório, alertando os membros da Warp Speed - a operação nacional de vacinação do governo dos Estados Unidos - para ficarem atentos.

A unidade de cibersegurança da IBM disse ter detectado um grupo avançado de hackers trabalhando para coletar informações sobre diferentes aspectos da cadeia fria, usando e-mails meticulosamente elaborados com armadilhas eletrônicas enviados em nome de um executivo da Haier Biomedical, uma empresa chinesa especializada em transporte de vacinas e armazenamento de amostras biológicas.

Os hackers realizaram “um esforço excepcional”, disse a analista da IBM Claire Zaboeva, que ajudou a produzir o relatório. Os hackers pesquisaram a marca, o modelo e o preço correto de várias unidades de refrigeração da Haier, afirmou Zaboeva.

“Quem organizou esta campanha estava intimamente ciente de quaisquer produtos que estivessem envolvidos na cadeia de abastecimento para entregar uma vacina em uma pandemia global”, disse ela.

* Com informações da Reuters


Banco é condenado a indenizar cliente vítima de golpe do WhatsApp

Decisão foi do juiz Guilherme Ferreira da Cruz, da 45ª Vara Cível Central de São Paulo e abre precedente para outras ações.

Vazamento de dados: Procon/SP diz que Serasa segue com respostas insuficientes

Ao complementar as informações solicitadas pela entidade de Defesa do Consumidor, a Serasa apresentou um paraecer técnico de empresa especializada de que os sistemas da empresa são seguros. Mas o Procon/SP diz que as respostas foram incompletas e pouco esclarecedoras.

Vazamento de dados: Sigilo prepara ação contra as teles e diz que disputa com Serasa não acabou

Instituto vai recorrer da decisão que desobrigou a Serasa a comunicar vazamentos."Não queremos demonizar ninguém, mas vazamentos geram desconfiança", diz o presidente, Victor Gonçalves.

DPO corre risco de ser punido por megavazamentos com base no Código do Consumidor

Ao participar de evento da associação nacional de encarregados de dados, ANPPD, a advogada Patricia Peck advertiu que a ANPD não tem a exclusividade para aplicar sanções. “o Código do Consumidor traz como crime não informar sobre dados tratados ou correções”.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G