Clicky

NEGÓCIOS

Criptomoeda do Facebook, Libra muda de nome e tenta espantar críticas

Convergência Digital* ... 01/12/2020 ... Convergência Digital

A criptomoeda Libra está recebendo um novo nome a partir desta terça, 1º de dezembro, Diem, em nova correção de curso desde que o projeto foi anunciado em 2019 – e passou a ser alvo de críticas. Bancos centrais e reguladores tiveram receios de que a libra tinha potencial para desestabilizar políticas monetárias, facilitar a lavagem de dinheiro e prejudicar a privacidade dos usuários.

Em aparente tentativa de apaziguar os reguladores financeiros em todo o mundo, a associação mudou sua estratégia de criar uma criptomoeda global e, em vez disso, lançará vários “stablecoins”, cada um vinculado a uma moeda fiduciária diferente, como o dólar americano e o euro.

O projeto também viu algumas deserções de alto nível, com parceiros anunciados como Visa e Stripe abandonando a ideia. Além disso, o próprio Facebook reformulou sua carteira de criptomoedas, mudando o nome de Calibra para Novi.

O objetivo da repaginada anunciada nesta terça foi reconhecido em um comunicado divulgado pelo presidente da Associação Diem, Stuart Levey, quando aponta que “estamos entusiasmados em apresentar Diem – um novo nome que sinaliza a crescente maturidade e independência do projeto. ”

“O projeto Diem fornecerá uma plataforma simples para a inovação em fintech prosperar e permitir que consumidores e empresas conduzam transações instantâneas, de baixo custo e altamente seguras. Estamos empenhados em fazê-lo de forma a promover a inclusão financeira - expandindo o acesso a quem mais precisa e, simultaneamente, protegendo a integridade do sistema financeiro ao dissuadir e detectar condutas ilícitas”, diz a nota. 

* Com informações do Techcrunch


Cloud Computing
Banco Central elege Open Source e nuvem como bases da infraestrutura do PIX

A Red Hat, uma empresa da IBM, foi a vencedora da licitação feita pela Autoridade Monetária para a construção da arquitetura de TI do novo meio de pagamentos brasileiro. As novas funcionalidades do PIX, como transações de comércio eletrônico, também estão sendo desenvolvidas na plataforma Open Source.

No melhor momento em 30 anos, indústria de semicondutores quer Padis até 2029

Fábricas no Brasil tocam a transição para os modelos SSD e respondem ao aumento na demanda das memórias, mas temem o fim dos incentivos em 2022. 

Open Banking: Fase inicial não prevê compartilhamento de dados de correntistas

A partir desta segunda-feira, 01/02, entra em funcionamento no Brasil a primeira fase do Open Banking , cuja regulação será implementada de forma gradual, faseada e evolutiva, até 15 de dezembro de 2021.

Emissão de certificado digital pela internet vai usar bases de dados da CNH e do TSE

Videoconferência, já permitida para as renovações, também poderá ser usada na primeira emissão de certificados digitais. ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, responsável pela ICP-Brasil, vai definir bases públicas para confirmação da biometria. 

Multinacional de software reforça a atuação em Brasília

A Liferay comemora 10 anos na América Latina ampliando sua atuação no Centro-Oeste. Para tocar os negócios na capital brasileira, a empresa contratou Bruno Bergamaschi, ex-IBM e Gartner.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G