A Embraer teve seus sistemas invadidos por um ataque hacker que causou impacto nas operações da companhia. Em comunicado à CVM, na noite desta segunda-feira, 30/11, a fabricante de aviões reporta que sofreu um ataque cibernético aos seus sistemas de tecnologia da informação, resultando na divulgação de dados supostamente atribuídos à empresa na madrugada de 30 de novembro.
"O referido ataque cibernético foi identificado em 25 de novembro de 2020, o qual indisponibilizou o acesso a apenas um único ambiente de arquivos da companhia", afirmou a empresa em fato relevante. "A companhia está empreendendo todos os seus esforços para investigar as circunstâncias do ataque, avaliar se existem impactos sobre seus negócios e terceiros, e determinar as medidas a serem tomadas", afirmou.
A Embraer, no entanto, não explica por que levou cinco dias para fazer a comunicação à CVM, órgão regulador do mercado. A legislação determina a comunicação imediata de problemas como ataques cibernéticos. O ataque hacker chega num momento delicado da Embraer. Depois de ver a Boeing desistir da compra de sua divisão de aviação comercial e sofrer com os efeitos da crise de covid-19, a fabricante registrou, no terceiro trimestre, um recuo de 36% em relação ao mesmo período de 2019. A carteira de pedidos firmes caiu 7%, para US$ 15,1 bilhões.
Órgão esclarece ser ampla a definição das organizações que compõem o colégio eleitoral de seu braço multissetorial e divulga email para questões sobre o Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade.
O site fuivazado.com.br alega ter acesso a mais de 223 milhões de CPFs e 40 milhões de CNPJs registrados em listas ilegais de Internet.
Para organização, é urgente uma ação interinstitucional entre ANPD, Senacon, Polícia Federal, Ministério Públicoc Federal e Congresso Nacional para a investigação e mitigação dos danos aos consumidores. Inclusão do Banco Central está ligada à suspeita da participação de empresas de risco de crédito. Foram vazados dados de mais de 220 milhões de brasileiros.
Endpoint Security detection and response bloqueia ameaças em tempo real e permite a rastreabilidade dos acessos à rede.