
Portabilidade: Claro é a tele com mais adesões. Oi e TIM cedem assinantes
Em 12 anos de portabilidade numérica, a Claro desponta como a operadora que mais ganhou clientes, tanto do serviço fixo como móvel, desde que a troca de empresa com possibilidade de manter do mesmo número telefônico está disponível em todo o país.
Como mostra o painel de dados disponível no site da Anatel, a Claro recebeu 7,67 milhões de clientes da telefonia fixa e 14,47 milhões da telefonia móvel em todo esse período. Ao mesmo tempo, perdeu 3,64 milhões de clientes fixos e 9,65 milhões móveis nesse mesmo intervalo.
Em segundo lugar aparece a Vivo. A empresa perdeu um pouco mais de clientes fixos do que ganhou – 5,99 milhões contra 5,52 milhões – mas teve saldo positivo na telefonia móvel – enquanto perdeu 12,17 milhões para concorrentes, ganhou 12,59 milhões.
Como mostram os números divulgados pela agência, as maiores diferenças entre o total de clientes que saíram e que entraram por conta da portabilidade numérica afetaram especialmente a Oi, na telefonia fixa, e a TIM, na telefonia móvel.
No período, 6,91 milhões de usuários trocaram a linha fixa da Oi por opções oferecidas por concorrentes. Ao mesmo tempo, a operadora ganhou 1,62 milhões de clientes. O saldo, portanto, é negativo em 5,28 milhões de assinantes.
No caso da telefonia móvel, a TIM registrou 12,95 milhões de clientes trocarem a empresa por outras operadoras, tendo, no caminho inverso, recebido 8,64 milhões. O saldo é negativo em 4,27 milhões.