Clicky

Portabilidade: Claro é a tele com mais adesões. Oi e TIM cedem assinantes

Luís Osvaldo Grossmann ... 23/11/2020 ... Convergência Digital

Em 12 anos de portabilidade numérica, a Claro desponta como a operadora que mais ganhou clientes, tanto do serviço fixo como móvel, desde que a troca de empresa com possibilidade de manter do mesmo número telefônico está disponível em todo o país. 

Como mostra o painel de dados disponível no site da Anatel, a Claro recebeu 7,67 milhões de clientes da telefonia fixa e 14,47 milhões da telefonia móvel em todo esse período. Ao mesmo tempo, perdeu 3,64 milhões de clientes fixos e 9,65 milhões móveis nesse mesmo intervalo. 

Em segundo lugar aparece a Vivo. A empresa perdeu um pouco mais de clientes fixos do que ganhou – 5,99 milhões contra 5,52 milhões – mas teve saldo positivo na telefonia móvel – enquanto perdeu 12,17 milhões para concorrentes, ganhou 12,59 milhões. 

Como mostram os números divulgados pela agência, as maiores diferenças entre o total de clientes que saíram e que entraram por conta da portabilidade numérica afetaram especialmente a Oi, na telefonia fixa, e a TIM, na telefonia móvel.  

No período, 6,91 milhões de usuários trocaram a linha fixa da Oi por opções oferecidas por concorrentes. Ao mesmo tempo, a operadora ganhou 1,62 milhões de clientes. O saldo, portanto, é negativo em 5,28 milhões de assinantes. 

No caso da telefonia móvel, a TIM registrou 12,95 milhões de clientes trocarem a empresa por outras operadoras, tendo, no caminho inverso, recebido 8,64 milhões. O saldo é negativo em 4,27 milhões. 


Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Por casa conectada, Vivo negocia opção de ser acionista minoritária na CDF

A CDF é um marketplace de solulções de assistência residencial e tecnológica e que já é parceira na oferta do Vivo Guru. Os novos serviços serão lançados em breve, mas um deles será voltado para a instalação e  configuração de dispositivos inteligentes.

Huawei: é cedo para dizer quem está dentro ou fora da rede privada do governo

“Existe uma portaria, mas os requisitos ainda não estão completamente claros”, afirma o diretor de cibersegurança da fabricante chinesa, Marcelo Motta.

Oi entra na briga pela fibra ótica em São Paulo

Companhia diz que os pilotos comercial e de rede estão acontecendo e o lançamento ao mercado será no segundo trimestre (abril a junho) para os mercados B2C e B2B. A Oi vai usar 5,2 mil Km de rede própria oriundas da compra da MetroRed e da Pegasus no passado.

Brasileiro retorna ao pré-pago e sonha com superaplicativo

O brasileiro diz que o pré-pago oferece maior flexibilidade de uso, de acordo com pesquisa global feita pela Ding. O estudo também mostra que os brasileiros querem um superaplicativo que combine mensagens instantâneas com mídia social, varejo e serviços.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G