A Apple vai pagar U$ 113 milhões, cerca de R$ 600 milhões, em acordo com 34 estados dos EUA que moveram ações contra a empresa por reduzir deliberadamente a performance de aparelhos iPhone mais antigos, sob alegação de problemas nas baterias.
Os estados alegaram que a Apple limitou o desempenho em iPhones antigos sem informar aos consumidores nem explicar por quê, o que sustentou as ações por violação às leis de proteção ao consumidor. “A Apple reteve informações sobre suas baterias que diminuíam o desempenho do iPhone, ao mesmo tempo que as passava como uma atualização”, disse o procurador-geral da Califórnia, Xavier Becerra, ao anunciar o acordo.
Em 2016 e 2017, os consumidores que usam as versões regular e Plus dos dispositivos iPhone 6, 6S, SE e 7 reclamaram que seus telefones ficaram significativamente mais lentos com o tempo. Testes de usuários descobriram que o iPhone aparentemente estava diminuindo o desempenho intencionalmente para preservar a vida da bateria ou evitar desligamentos inesperados relacionados a falhas de bateria conforme os aparelhos envelheciam.
A Apple confirmou em dezembro de 2017 que as versões mais recentes do iOS estavam de fato reduzindo intencionalmente o desempenho nesses dispositivos, mas alegou que a medida buscava evitar sobrecarregar as baterias. A empresa ofereceu aos proprietários desses telefones substituições de bateria de preço reduzido - US$ 29, em vez de US $79 - ao longo de 2018 para aliviar o problema.
No Brasil, o Procon-SP notificou a empresa americana sobre o mesmo tema quando a Apple anunciou as condições mais favoráveis para a troca das baterias.
* Com informações da Ars Technica
![]() |
... | Versão para impressão: ![]() | |
08/04/2021
Ministério da Justiça exige cadastro de redes sociais no Consumidor.gov.br
05/04/2021
Brasileiros apelam pelo fim do telemarketing em consulta da Anatel
22/03/2021
ANPD e Senacon firmam acordo para investigar vazamentos de dados
20/03/2021
Apple ignora cobranças do Procon-SP e leva multa de R$ 10,5 milhões
15/03/2021
Queixas sobre comércio eletrônico disparam 86% e alertam para proteção de dados
15/03/2021
Com Covid-19, telecom volta a ser campeã de reclamações
15/03/2021
ANPD: Consumidor deve ter cautela ao fornecer dados online
08/03/2021
Claro tem melhores notas no celular e TV paga, Oi concentra as piores avaliações
08/03/2021
Banda larga fixa é o serviço pior avaliado pelos consumidores
12/02/2021
Teles avançam com normativo de autorregulação para cobrança de produtos e serviços
Programado para acontecer de 28 de junho a 01 de julho, o organizador, GSMA, fechou um acerto com as autoridades espanholas para isentar os participantes das restrições impostas às pessoas de fora da União Europeia.
A proposta da empresa, explicou Luis Minoru, diretor de estratégia e novos negócios, é o de oferecer toda a infraestrutura na modalidade de serviço. Já há testes em andamento, não revelados, para o funcionamento da modalidade que inclui a operação de telefonia móvel.
Por Pedro Al Shara*
Segundo pesquisa da Vertiv, fornecedora de equipamentos e serviços para infraestrutura crítica, um aumento da ordem de 150% a 170% no consumo energético é projetado no setor de Telecom até 2026. Com toda a inovação que o 5G representa, mais dispositivos poderão acessar a internet móvel ao mesmo tempo, utilizando o mesmo sinal.
16/04/2021
16/04/2021
15/04/2021
15/04/2021
14/04/2021
14/04/2021
13/04/2021
12/04/2021
12/04/2021
09/04/2021