Clicky

INOVAÇÃO

Banco Central:Pagamentos pelo Pix têm 6,5% de rejeição

Convergência Digital* ... 18/11/2020 ... Convergência Digital

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quarta-feira que a taxa de rejeição de operações no sistema de pagamentos instantâneos Pix ficou entre 6,5% e 6,7% na véspera, contra 9% na segunda-feira, dia do lançamento da plataforma.

Segundo o presidente do BC, a rejeição de transações acontece principalmente com pessoas que ainda não cadastraram suas chaves, já que a necessidade de inserção das informações abre espaço para mais erros. Ao participar de evento virtual organizado pelo Itaú BBA, ele comparou esses percentuais com a rejeição de 5% usualmente vista em transferências do tipo DOC.

Essa taxa de rejeição vem da inserção de dados incorretos para as transações, como CPF ou CNPJ errados, explicou Campos Neto. Ele voltou a dizer que, à parte problemas dessa natureza, a máquina de liquidação do Pix não apresentou instabilidade ou caiu em nenhum momento, sendo que na terça-feira foram feitas quase 2 milhões de operações.

“De uma forma geral, a gente tem sido surpreendido pelo lado positivo de todas as formas (com o Pix). Nós entendemos que é um processo que vai avançar bastante nos próximos dias. Entendemos que todo sistema como esse no começo, nessa parte de encontro de dados, ele apresenta alguns problemas. Isso tende a melhorar à medida que as pessoas cadastrem mais chaves, que os negócios usem mais chaves. Para quem tem chave, o processo está muito melhor, muito mais rápido”, completou.

As transações via Pix podem ser feitas com a utilização de chaves, como o número de celular, CPF, CNPJ ou e-mail. As chaves são cadastradas pelos usuários junto às instituições que ofertam pagamentos ou transferências via Pix. De acordo com o presidente do BC, perto de 75 milhões de chaves já foram cadastradas.

Embora as chaves não sejam obrigatórias, o BC acredita que elas conferem agilidade às transações e acabarão sendo predominantes. Sem seu uso, os usuários têm que informar dados bancários a exemplo do que acontece com TEDs e DOCs.

* Com informações da Reuters


Sem dinheiro, CNPq só vai pagar 13% das bolsas para pesquisa

De 3.080 solicitações aprovadas com mérito na Chamada 16/2020, apenas 396 vão receber as bolsas efetivamente. 

Fintech nacional de meio de pagamento recebe aporte de R$ 90 milhões

A Hash recebeu aporte liderado pelo fundo QED Investor. O montante será aplicado para escalar a infraestrutura de pagamentos, possibilitando o processamento de mais de R$ 1,5 bilhão ainda este ano.

EMBRAPII e FIESP incentivam projetos inovadores de startups

Iniciativas podem envolver áreas, entre outras, como Inteligência Artificial, Mobilidade, Bioeconomia, Grafeno, Biofármacos e Manufatura 4.0.

Lei de Informática permitiu ao Brasil ter maior infraestrutura de IA na América Latina

Instituto de Ciência e Tecnologia SiDi, Samsung, NVIDIA Enterprise e Pure Storage são responsáveis pelo primeiro supercomputador do país. Máquina tem capacidade de fornecer 125 petaflops, o que significam dois milhões de notebooks trabalhando em conjunto para realizar tarefa similar. Instituto SIDI abre vagas para contratar profissionais de TI.

Transformação digital: um movimento com vencedores e perdedores

A afirmação é do cofundador da Decoupling.co, Thales Teixeira, sobre a digitalização do mundo acelerada pela Covid-19. Para o especialista, 2025 já chegou e exige uma readequação imediata das empresas por sobrevivência.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G