Marcelo Menta é o novo vice-presidente de Vendas de Nuvem e Serviços de Consultoria no Brasil, com a missão de conduzir a transformação digital e apoiar a adoção de nuvem de ponta em empresas no país. Marcelo tem mais de 25 anos de experiência no setor de tecnologia, vendas e marketing, desenvolvimento de produtos, em serviços de consultoria e na experiência com clientes, incluindo gestão de P&L, liderando equipes de alto desempenho no Brasil e América Latina."Estou muito feliz em aceitar esse novo desafio e liderar uma equipe de profissionais extremamente competentes e dedicados. Tenho como objetivo apoiar a transformação digital dos nossos clientes e auxiliá-los em seus processos de inovação", afirma Menta.
Antes de assumir o novo cargo na Microsoft, o executivo atuou como Country Manager em algumas subsidiárias brasileiras de empresas de tecnologia como Genesys, Intel CyberSecurity (ex-McAfee) e Dimension Data. Também trabalhou por nove anos na CISCO, onde foi responsável pelo desenvolvimento dos segmentos Comercial e Corporativo, além de gerenciar serviços de nuvem em uma posição global. Outras empresas em que Marcelo atuou foram Telefônica, GVT e AT&T Latin America.
O executivo é formado em Eletrônica Digital, pós-graduado em Marketing Estratégico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo e com MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Também cursou o P.G.A. (Programme de Gestion Avancée), uma qualificação específica de preparação para cargos de gestão empresarial avançada, pelo INSEAD em Fontainebleau, na França.
O aporte previsto no País é de R$ 70 milhões, muito abaixo, por exemplo do que está sendo feito em países como China, Coreia e Espanha, lamentou o consultor de IA, Eduardo Prado, ao participar do 5x5 TecSummit. Ele advertiu que a transformação digital não acontecerá sem que se mexa nas cabeças das pessoas.
O diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais, enfatiza que 2020 foi o ano da disparada na transformação digital e destaca que as instituições financeiras da América Latina estão investindo 76% acima do ano passado em IaaS, PaaS e SaaS.
Por Ed Solis*
De acordo com a consultoria Omdia, o mercado de redes gerenciadas em nuvem cresce a uma taxa anual composta de 28,7%, com receitas de equipamentos previstas em US$ 5,5 bilhões
Por Srinivasa Raghavan*
Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.