Clicky

NEGÓCIOS

Banco Central: PIX é uma plataforma supersegura e está apta para combater fraudes

Ana Paula Lobo ... 09/11/2020 ... Convergência Digital

O PIX está pronto e é uma plataforma supersegura, assegurou o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, João Pinho de Mello, ao falar sobre o novo sistema de pagamentos, que entra em operação no dia 16 de novembro, e nesse momento, passa por testes, em live realizada pela Febraban, nesta segunda-feira, 09/11.

"O PIX foi uma plataforma concebida em cocriação com o mercado. Foram dois anos de testes. Ela tem todos os requisitos de combate às fraudes e mais: teremos um acesso às denúncias mais ágil, uma vez que ela será automática entre as instituições participantes por meio do Banco Central. O PIX está pronto para funcionar e com segurança", insistiu Mello, do Banco Central.

O executivo da Autoridade Monetária admitiu que o grande impulsionador do PIX é o celular. "É o smartphone com banda larga que viabilizará o PIX junto a quem não tem conta corrente em banco. A pandemia trouxe um incremento na inclusão digital e na bancarização, mas o PIX fará mais ainda", afirmou. Mais uma vez, o Banco Central esclareceu que não vai prestar qualquer tipo de serviço para pagador ou recebedor. "Nós estamos dando a plataforma para que os atores do ecossistema financeiro trabalhem. Esse é o nosso papel", adicionou.

O presidente da Febraban, Isaac Sidney, admitiu que o PIX representa uma nova era nos meios de pagamentos, mas garante que o impacto dele nas receitas dos bancos não será o que está sendo 'veiculado no mercado'. "O PIX não vai matar serviços como TED e DOC. Tampouco vai impactar as receitas ou trazer prejuízo financeiro. Ao contrário, vai ajudar muito para reduzir o gasto logístico com dinheiro vivo, que custa algo em torno de R$ 10 bilhões por ano", ressaltou o executivo.

O diretor de Inovação da Febraban, Leonardo Vilain, revelou que nesses últimos dias de testes, as instituições financeiras vão ampliar os valores transacionados pelo PIX. "Agora é estressar o sistema. Mas ele está funcionando de forma muito tranquila. Todas as dúvidas estão se resolvendo de forma muito rápida e eficiente", completou.



Cloud Computing
TecCloud reforça segurança de dados com a Palo Alto Networks

Fornecedora de serviços de data center e infraestrutura contratou dois clusters de firewall para reforçar a confiabilidade da transmissão de dados para clientes da saúde e financeiro.

Intelbras quer R$ 1,242 bilhão com IPO e ir às compras para crescer

Empresa, com sede em Santa Catarina, lançou o segundo protocolo na CVM para fazer a sua oferta pública de ações no mercado. Objetivo é avançar em software e hardware como serviço para expandir atuação n varejo.

Diebold Nixdorf: Dinheiro em espécie não vai morrer tão cedo

Fabricante de ATMS aposta na renovação do parque com a adoção de recicladores, capacitados para contar as cédulas depositadas, substituindo o processo atual, no qual o dinheiro é depositado em envelopes.

Nuvem e notebooks impulsionam cresimento de 20% para Informática em 2021

Há uma forte demanda por servidores e storage, revelou o diretor de Informática da Abinee, Maurício Helfer. "O custo da pandemia já foi pago em 2020", afirmou o presidente da Abinee, Humberto Barbato.

Open Source: falta de atualização abre brecha para ataque hackers

Pesquisa global apura que 91% das bases de código auditadas em 2019 continham componentes de código aberto que estavam desatualizados há mais de quatro anos ou não tiveram nenhuma atividade de desenvolvimento nos últimos dois anos.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G