04/11/2020 às 15:11
Internet Móvel 3G / 4G


Com Nokia, Huawei e Ericsson, Claro amplia 5G DSS para mais 12 cidades
Ana Paula Lobo

Em evento online realizado nesta quarta-feira, 04/11, para marcar que a operação do 5G não era um teste, mas um serviço comercial, a Claro revelou, como antecipara na semana passada o CEO, Paulo Cesar Teixeira, as 12 cidades contempladas com o serviço. São elas: Belém (PA), Brasília (DF), Campinas (SP), Goiânia (GO), Guarulhos (SP), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP) e São Luís (MA).

A operadora não esclarece quais dessas novas cidades já têm o serviço disponível. Informa apenas que em todas haverá o 5G DSS até o final de dezembro. Hoje a rede opera em alguns bairros das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, a partir de três modelos de celulares homologados: dois da Motorola e um da Samsung.

A expansão tem o suporte das três fornecedoras de tecnologia da Claro: Nokia, Huawei e Ericsson. A implantação da rede 5G é possível a partir da tecnologia DSS (Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro), que permite o compartilhamento das frequências disponíveis hoje, já alocadas ao Serviço Móvel Pessoal (SMP).

Para o usuário, a rede 5G DSS permite a entrega imediata de uma experiência equivalente à da fibra óptica, com conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G convencional, com velocidade de até 400 Mbps.  "É a estratégia mais ágil de expansão, adotada por operadoras do mundo todo, como nos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido", comenta Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de Consumo e PME da Claro.

No anúncio das novas cidades, nesta quarta-feira, 04/11, o diretor de Marketing da Claro, Márcio Carvalho, reafirmou que a Claro apostou, agora, para trazer o 5G para fazer a diferença na redução das diferenças e desigualdades digitais. "É claro que depois do leilão realizado, de termos novas frequencias e novas torres instaladas, teremos mais 5G", frisou o executivo.


Powered by Publique!