Clicky

Home - Convergência Digital

Com Nokia, Huawei e Ericsson, Claro amplia 5G DSS para mais 12 cidades

Ana Paula Lobo - 04/11/2020

Em evento online realizado nesta quarta-feira, 04/11, para marcar que a operação do 5G não era um teste, mas um serviço comercial, a Claro revelou, como antecipara na semana passada o CEO, Paulo Cesar Teixeira, as 12 cidades contempladas com o serviço. São elas: Belém (PA), Brasília (DF), Campinas (SP), Goiânia (GO), Guarulhos (SP), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP) e São Luís (MA).

A operadora não esclarece quais dessas novas cidades já têm o serviço disponível. Informa apenas que em todas haverá o 5G DSS até o final de dezembro. Hoje a rede opera em alguns bairros das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, a partir de três modelos de celulares homologados: dois da Motorola e um da Samsung.

A expansão tem o suporte das três fornecedoras de tecnologia da Claro: Nokia, Huawei e Ericsson. A implantação da rede 5G é possível a partir da tecnologia DSS (Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro), que permite o compartilhamento das frequências disponíveis hoje, já alocadas ao Serviço Móvel Pessoal (SMP).

Para o usuário, a rede 5G DSS permite a entrega imediata de uma experiência equivalente à da fibra óptica, com conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G convencional, com velocidade de até 400 Mbps.  "É a estratégia mais ágil de expansão, adotada por operadoras do mundo todo, como nos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido", comenta Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de Consumo e PME da Claro.

No anúncio das novas cidades, nesta quarta-feira, 04/11, o diretor de Marketing da Claro, Márcio Carvalho, reafirmou que a Claro apostou, agora, para trazer o 5G para fazer a diferença na redução das diferenças e desigualdades digitais. "É claro que depois do leilão realizado, de termos novas frequencias e novas torres instaladas, teremos mais 5G", frisou o executivo.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

09/04/2021
Bolsonaro faz primeira vídeo chamada com 5G

08/04/2021
Claro libera carteira digital Claro pay para não clientes

07/04/2021
Brasil está fora dos países liberados pela Espanha para o Mobile World Congress

06/04/2021
Huawei: é cedo para dizer quem está dentro ou fora da rede privada do governo

06/04/2021
TCU discute 5G no Brasil, em evento fechado, nos dias 08 e 09 de abril

01/04/2021
Verizon fecha primeiro contrato de 5G privado no Reino Unido

29/03/2021
Telefônica escolhe IBM para RAN aberto na Argentina

26/03/2021
Chip único surge como estratégico para o 5G

25/03/2021
5G vai exigir investimentos de 300 bilhões de euros na Europa

24/03/2021
Ericsson fez megaestoque de componentes para produzir 5G no Brasil

Destaques
Destaques

Highline se propõe a comprar licença 5G e oferecer espectro como serviço para ISPs

A proposta da empresa, explicou Luis Minoru, diretor de estratégia e novos negócios, é o de oferecer toda a infraestrutura na modalidade de serviço. Já há testes em andamento, não revelados, para o funcionamento da modalidade que inclui a operação de telefonia móvel.

Cobertura 4G chegou a 85% da população mundial, mas metade dela seguiu sem acesso à Internet em 2020

Levantamento da União Internacional de Telecomunicações mostra que a principal razão da exclusão digital é o alto preço do serviço diante da receita do consumidor. "Houve uma queda nos preços, mas precisa cair muito mais para termos um futuro melhor", pontuou o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Com rede sujeita a apagões, qual impacto do 5G na energia no Brasil?

Por Pedro Al Shara*

Segundo pesquisa da Vertiv, fornecedora de equipamentos e serviços para infraestrutura crítica, um aumento da ordem de 150% a 170% no consumo energético é projetado no setor de Telecom até 2026. Com toda a inovação que o 5G representa, mais dispositivos poderão acessar a internet móvel ao mesmo tempo, utilizando o mesmo sinal.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site