Clicky

NEGÓCIOS

Bancos têm até 15 de janeiro de 2021 para aderir ao Open Banking

Luís Osvaldo Grossmann ... 03/11/2020 ... Convergência Digital

O Banco Central do Brasil publicou nesta terça, 3/11, uma nova resolução (32/2020), na qual aponta requisitos técnicos e procedimentos operacionais para a implementação do ‘Sistema Financeiro Aberto’, comumente chamado pelo anglicismo ‘Open Banking’. 

A resolução traz regras gerais sobre alguns temas e indica que o detalhamento dos requisitos e procedimentos do Open Banking estará previsto em manuais a serem gradativamente elaborados e divulgados pelo BC, sobre Escopo de Dados e Serviços do Open Banking; APIs; Serviços Prestados pela Estrutura Responsável pela Governança e Segurança. 

Entre definições já estabelecidas, o BC indica que as instituições financeiras maiores, assim definidas pelos critérios da autoridade monetária nos grupos S1 (bancos com porte igual ou superior a 10% do PIB) e S2 (aquelas com porte entre 1% e 10% do PIB), devem aderir até 15 de janeiro de 2021. Para as demais, consideradas de adesão voluntária, a adesão deve se dar “antes do início do compartilhamento de dados do escopo do Open Banking”, que está previsto para 31 de maio de 2021. 

Também entre diversas previsões da norma, a estrutura de governança, a ser estabelecida pelo mercado, deve preparar um sítio eletrônico na internet para servir como portal do Open Banking no Brasil, que disponibilize, em um mesmo ambiente, informações atualizadas sobre as suas atividades, padrão de interfaces, inclusive o seu versionamento, e outras informações relacionadas à implementação do Open Banking, organizadas em áreas específicas destinadas às instituições financeiras, aos desenvolvedores e aos cidadãos. 


Cloud Computing
Stone promove desafio de Data Science para capacitar profissionais

Em sua primeira edição, a competição Data Challenge permite imersão de competidores no dia a dia dos engenheiros e cientistas de dados da empresa. Prêmios vão até R$ 60 mil em educação. Inscrições estão abertas até o dia 15 de março.

Empresas de Internet lideraram fusões e aquisições em TIC no Brasil

Tecnologia da Informação veio em segundo lugar, de acordo com o estudo da KPMG. Segundo a consultoria, foram realizadas 1.117 fusões e aquisições no Brasil em 2020. A presença dos fundos de Venture Capital foram relevantes para os novos negócios.

No melhor momento em 30 anos, indústria de semicondutores quer Padis até 2029

Fábricas no Brasil tocam a transição para os modelos SSD e respondem ao aumento na demanda das memórias, mas temem o fim dos incentivos em 2022. 

Open Banking: Fase inicial não prevê compartilhamento de dados de correntistas

A partir desta segunda-feira, 01/02, entra em funcionamento no Brasil a primeira fase do Open Banking , cuja regulação será implementada de forma gradual, faseada e evolutiva, até 15 de dezembro de 2021.

Emissão de certificado digital pela internet vai usar bases de dados da CNH e do TSE

Videoconferência, já permitida para as renovações, também poderá ser usada na primeira emissão de certificados digitais. ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, responsável pela ICP-Brasil, vai definir bases públicas para confirmação da biometria. 



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G