Clicky

Convergência Digital - Home

AWS: Nuvem responde às exigências da LGPD

Convergência Digital
Convergência Digital - 22/10/2020

O uso cada vez mais intensivo de dados, oriundos das mais diversas fontes, está na própria origem da necessidade de uma Lei Gera de Proteção de Dados. E como defendeu a Amazon Web Services em seminário realizado nesta quinta, 22/10, soluções de computação em nuvem estão mais preparadas para responder às necessidades de segurança associadas a esse fenômeno. 

“A LPGD foi criada até pela expansão do uso dos dados, porque temos que nos preocupar muito quem acessa, como ele está armazenado, como está criptografado”, afirmou Jorge Ruas, da área de soluções de pequenas e médias empresas da AWS. 

Como também destacou o gerente sênior  de vendas para Pequenas e Médias Empresas da fornecedora de computação em nuvem, Rafael Scaccabarozzi, “não há mais dúvida sobre a importância dos dados para as organizações. São ativos estratégicos, independentemente do tipo de atuação e do tamanho da empresa”. 

Ao mesmo tempo, reforçou o gerente sênior da empresa, os dados, tão essenciais para os novos modelos de negócio, “passaram de algo complexo e caro para ser armazenado para se tornar um elemento vital do modelo de negócios de muitas empresas”. 

“O número de dispositivos conectados cresceu exponencialmente, o que faz com que o número de dados gerados seja cada vez maior. E segundo o Gartner, analytics é área numero um de aumento dos investimentos, segundo os CEOs. Ou seja, a gestão de dados não é mais decisão só de tecnologia, mas permeia toda a empresa”, completou. 


Destaques
Destaques

Multinuvem do Serpro vai concorrer com a do Ministério da Economia

Estruturada a parceria com AWS, Huawei e Azure, da Microsoft, estatal passa a disputar contratos com órgãos públicos, em briga direta com nuvem licitada e gerida pela Secretaria de Governo Digital.

Por que se tornar uma empresa data-driven?

Data-driven ou orientada a dados. É esse o novo lema das companhias que, cada vez mais, estão armazenando e analisando dados em busca de insights de negócios. Mas o que as empresas devem fazer para abraçarem os dados de forma a promover benefícios estruturais e longevos? A resposta não é simples.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Serviços SaaS, proteção de dados e a LGPD

Por Eder Miranda*

Ter um plano abrangente de proteção adicional de dados para as plataformas SaaS é vital para os negócios, uma vez que as empresas não podem abrir sem ter o controle sobre o que está sendo protegido e sobre a maneira como isso está sendo feito pelos fornecedores de software como serviço.

Cloud é bom, mas quem gerencia?

Edmilson Santana*

Se a nuvem soluciona problemas de um lado, de outro sua operação demanda a formação de um time capaz de traduzir demandas de negócio em continuidade operacional, e isso de forma ágil, produtiva e consistente.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site