Home - Convergência Digital

TIM e TIP, liderado pelo Facebook, criam ambientes de testes OpenRAN na Inatel

Convergência Digital - 09/10/2020

A TIM Brasil, o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações) e o TIP (Telecom Infra Project), consórcio liderado pelo Facebook para soluções novas em telecom) anunciaram nesta sexta-feira, 09/10, o início de trabalhos conjuntos em redes abertas (OpenRAN) no âmbito do programa Open Field. A iniciativa consiste na criação de um ambiente de campo para testes em redes privadas dentro do campus do Inatel que permitirão a provedores de software e membros dos grupos de trabalho no TIP testar e avaliar as soluções, desta vez em ambiente definitivo, em condições mais semelhantes à de uma rede comercial.

Dentro do acordo, a proposta é destacar o papel de protagonismo do Inatel, da TIM Brasil e do TIP, na formação de profissionais de referência para o mercado de telecomunicações, tornando o Instituto um centro de referência também para projetos em redes abertas. Os testes de campo ajudarão, entre outras coisas, a buscar soluções que promovam a otimização de custos para aumentar conectividade, além de incentivar o ecossistema de parceiros e a cadeia de fornecedores.

"Temos uma nova maneira de lidar com a tecnologia, desacoplando Hardware e Software e permitindo a integração de diferentes fabricantes em uma rede aberta (OpenRan), com empresas que têm tudo para tornar cada vez mais potente a indústria de software, incluindo oportunidades para provedores nacionais. Com o programa Open Field, acreditamos que podemos ter melhor visibilidade sobre o que o ecossistema aberto pode oferecer. Queremos que o ecossistema amadureça, incentivando a concorrência e estabelecendo ambientes e iniciativas de desenvolvimento", frisou o CTO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville.

Para o Head of TIP Technology LATAM, Giovani Prado Siqueira, a iniciata favorece a criação de um ecosssistema fortalecido pela colaboração. Já o diretor da Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, diz que o programa Open Field cria oportunidades para o ambiente acadêmico ao permitir contato direto com tecnologias do momento, como é o OpenRAN.

Mais detalhes sobre a parceria e o trabalho das empresas com o programa Open Field serão divulgados no dia 20 de outubro, quando acontece o primeiro TIP Insights Series Latam, uma série digital que reúne especialistas da América Latina para falar da importância de redes abertas para o desenvolvimento das redes de telecomunicações na região. Mais informações e inscrições pelo site: https://hopin.to/events/tip-insights-series-latam

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

20/10/2020
EUA pressionam Brasil a banir Huawei em troca de financiamento para 5G

19/10/2020
NASA leva 4G e projeta 5G na Lua

15/10/2020
5G: Teles insistem em filtro nas parabólicas e rejeitam migração da TV

14/10/2020
Curso online gratuito da Huawei sobre 5G é agendado para 15 de outubro

14/10/2020
Sem antenas, Belo Horizonte pode ficar sem 5G

09/10/2020
TIM e TIP, liderado pelo Facebook, criam ambientes de testes OpenRAN na Inatel

08/10/2020
TIM: 5G do marketing chega logo, 5G de verdade, só depois do leilão

07/10/2020
Oi segrega frequência do 3G para entrar na disputa do 5G

05/10/2020
Área técnica da Anatel prevê cinco blocos de 80 MHz para leilão 5G

05/10/2020
Nos EUA, FCC vence round contra teles por faixa de 6GHz para Wi-Fi

Destaques
Destaques

Conexão no campo pode render até R$ 50 bilhões em dois anos

Estudo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) revela que, hoje, faltam quase 15 mil antenas e torres para ofertar o serviço necessário para a digitalização do agronegócio. Os números foram revelados no Painel Telebrasil 2020.

Vitor Menezes, Minicom: Vamos brigar por um leilão 5G não arrecadatório

O Ministério das Comunicações sinalizou às operadoras que trabalha para convencer os colegas de Esplanada a concentrar os valores envolvidos no leilão do 5G em compromissos de cobertura, minimizando o preço a ser pago ao Estado, afirmou o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, ao participar do Painel Telebrasil 2020.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet 5G traz disrupção para Telecomunicações até no modelo de negócio

Por Eduardo Grizendi*

Na RNP, estabelecemos um objetivo estratégico ambicioso – o de prover uma ciberinfraestrutura, segura, de alto desempenho e disponibilidade e, ao mesmo tempo, ubíqua, onipresente, em qualquer lugar e a qualquer hora, para nossas comunidades de educação, pesquisa e inovação.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site