Clicky

SEGURANÇA

Banco Central: Segurança cibernética não pode sacrificar a inovação

Convergência Digital ... 06/10/2020 ... Convergência Digital

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a função da autarquia num ambiente de inovação e digitalização dos serviços financeiros é garantir segurança cibernética sem sacrificar a experiência dos usuários.

A declaração foi dada em vídeo gravado em 23 de setembro e exibido nesta terça-feira, 6/10, em evento sobre fintechs, bancos digitais e meios de pagamento promovido pela Focaccia Amaral Lamonica (FAS) Advogados. Campos Neto disse que o surgimento de novas tecnologias irá trazer cada vez mais novos desafios para organização dos negócios e para a regulação do setor financeiro.

Ainda segundo o presidente do BC, a autoridade monetária não é contra inovações financeiras de empresas de tecnologia. "O que está acontecendo com o WhatsApp Pay, com o Google Pay, e outras plataformas é muito saudável. Queremos que venham para o Brasil. O WhatsApp deve começar a operar a primeira parte, que é o P2P [transferências], em breve. Queremos que o Google também venha e que o PayPal faça mais negócios no país. Nosso interesse não é frear nenhum movimento, é fazer com que tenha competição.”

Na véspera, primeiro dia de cadastro das chaves Pix, foram realizados mais de 3,5 milhões cadastramentos, que acontecem por meio de aplicativos de bancos, fintechs ou instituições de pagamento. O lançamento efetivo está marcado para 16 de novembro. Ao todo, 650 instituições estão aptas a participar. 

* Com informações da Reuters e do BCB


Fabricante de cabos de fibra ótica no Brasil sofre ataque hacker

A Belden, dona da Poliron no Brasil, e fabricante local de fibra ótica e equipamentos de redes usados nos setores de transporte, petróleo e gás, entre outros, assumiu que teve os servidores invadidos nesta terça-feira, 24/11.

TSE admite que ataques hackers podem ter causado instabilidade no e-Título

Tribunal criou uma comissão, presidida pelo ministro Alexandre de Moraes, para acompanhar as investigações sobre ação de hackers. Em nota, o TSE diz que que 'as investidas cibernéticas podem ter ocasionado instabilidades no aplicativo e-Título e no sistema de processo judicial eletrônico (PJe)'.

Muitas empresas só planejam segurança quando dói no bolso e na carne

O diretor da Microhard, Glicério Ruas, diz que a conscientização é o maior gargalo dentro das corporações. Segundo ele, muitas acham que basta ter um antivírus, quando o maior risco, hoje, está na vulnerabilidade de aplicativo.

TSE descarta ataque hacker e diz que pane foi problema técnico

O Tribunal passou por uma instabilidade de sistemas nesta quinta-feira, 12/11. Nota oficial diz que problema foi causado por uma sobrecarga interna no datdacenter e não por interferência externa, no caso, um ataque cibercriminoso.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G