Clicky

Home - Convergência Digital

Tráfego móvel cai com maior dependência do Wi-Fi

Luís Osvaldo Grossmann - 06/10/2020

O isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19 levou os brasileiros a dependerem ainda mais de redes Wi-Fi, mesmo se o dispositivo de navegação é um telefone celular. É o que aponta um novo levantamento da britânica OpenSignal, segundo o qual o consumo de dados móveis caiu 15% desde março.

“No Brasil, a partir da segunda quinzena de março, observamos tendências divergentes entre as duas métricas: a média de dados móveis consumidos por nossos usuários brasileiros diminuiu cerca de 15% em comparação com o início de fevereiro, enquanto a velocidade média de download dos usuários aumentou por uma quantia semelhante.”

Diz ainda o estudo que “os usuários de smartphones no Brasil gastavam cerca de 75% do tempo conectados a redes Wifi, em média”, desde que as restrições de movimento foram introduzidas. “Isso sugere que uma boa parte do tráfego que normalmente consumiriam nas redes móveis foi consumida no Wi-Fi”, completa a Open Signal.

Essa tendência de consumo reduzido de dados móveis, mas com velocidades de download mais altas, foi observada em vários países da América Latina, além do Brasil, como Argentina, Equador e México, mas também em países de perfil distinto como Taiwan. 

Os usuários nesses países, em média, “reduziram a quantidade de dados móveis que consumiam desde que as restrições de movimento foram introduzidas, e observamos um aumento significativo na velocidade média de download dos usuários em dispositivos móveis”.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

23/11/2020
Gov.br, plataforma base das assinaturas digitais, chega a 84 milhões de cadastros

19/11/2020
Tribunal de Contas Europeu admite falhas nas ações antitruste contra gigantes da internet

12/11/2020
Fraude pela internet a partir do exterior é competência da Justiça Estadual

12/11/2020
STJ: Rede social não pode ser multada por não fornecer dados que não existem

21/10/2020
NIC.br divulga série de animações que incentivam uso seguro da internet

15/10/2020
França e Holanda pressionam Europa por agência reguladora para Google e Facebook

13/10/2020
No Rio,teles estão obrigadas a informar redução de velocidade em tempo real

07/10/2020
STJ volta atrás e diz ser legal cobrar taxa por ingressos vendidos pela Internet

07/10/2020
Rádio pela internet e streaming de áudio crescem durante pandemia

06/10/2020
Tráfego móvel cai com maior dependência do Wi-Fi

Destaques
Destaques

Aos 23 anos, Anatel lista 5G como próximo desafio

“Entre os desafios que nos aguardam, a economia brasileira precisa ter sua digitalização aprofundada, a conectividade precisa se tornar mais real na vida dos brasileiros”, destacou o presidente da agência, Leonardo de Morais, também ressaltando a segurança cibernética e renovação das concessões em 2025.

Classes D e E só têm o celular para teletrabalho e aulas remotas

Quase 40% dos alunos usam apenas os celulares para acompanhar as aulas online no Brasil, revela a 3ª edição do Painel TIC Covid-19, do CGI.br. No levantamento, porém, 36% dos alunos reclamam da baixa qualidade da conexão à Internet.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

IoT e os novos negócios e aplicações para o mercado de energia

Por Pedro Al Shara*

Analistas de mercado estimam que o impacto da Internet das Coisas na economia alcance de 4% a 11% do Produto Interno Bruto do planeta em 2025.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site