As expectativas dos clientes crescem cada vez mais e determinam transformações em todas as cadeias de setores. Ao participar da Abes Software Conference 2020, nesta quarta-feira, 30/09, Jon Reily, Global Chief Strategy Officer da Dentsu Commerce, observou: as empresas vão mudar a forma de entregar produtos e serviços, por conta das mudanças provocadas pelas novas tecnologias, como 5G e internet das coisas. O foco, ressaltou, passa a ser a experiência do consumidor.
Reily apontou que, nos próximos cinco a dez anos, o varejo mudará drasticamente e, em parte, alavancado pela pandemia da Covid-19. "Veremos grande impactos da Covid na interação dos consumidores com as empresas; é preciso pensar em criar conveniência. Tudo que não pode ser enviado e remetido não será vendido", alertou, chamando a atenção para o surgimento de novos modelos de entregar produtos e serviços aos consumidores, como clique e pegue, e a ascensão da economia compartilhada e o aumento de marketplaces.
O crescimento de marketplaces, acrescentou, vem colocando pressão nos varejistas e fabricantes, os quais, segundo ele, ainda não sabem lidar com canais de venda como Alibaba e Mercado Livre. O caminho, disse, passa por dar voz aos clientes neste debate e criar boas experiências. "Precisaremos também pensar em novas experiências ao ar livre", apontou, dando como exemplo a necessidade de shopping centers se reinventarem.
Solução criada pela RNP faz parte de projeto para criação de um ‘datalake’ educacional, em desenvolvimento pela do Ministério da Educação.
Migração envolveu quase 300 aplicações distintas e distribuídas, conta Edilson Albuquerque, gerente de infraestrutura do Itaú Unibanco. "É como trocar a turbina do avião em pleno voo", adiciona o vice-presidente da Oracle, José Eduardo Ferreira.
Fernando Mellone, senior territory manager, afirmou que a tecnologia está disponível para permitir essa transformação e fornecer o “software perfeito” para qualquer setor ou segmento.