GESTÃO

SulAmérica Seguros: Formar cientistas de dados é obrigatório para as corporações

Ana Paula Lobo ... 01/10/2020 ... Convergência Digital

Com 125 anos de idade, a SulAmerica Seguros já passou por diversas transformações, sendo que nos últimos cinco anos iniciou a jornada digital onde o trabalho com dados passou a ser estratégico, revelou o head de data analytics da SulAmerica Seguros, Washington Vital, ao participar da ABES Software Conference 2020, realizada nesta quarta-feira, 30/09.

O executivo lembrou que a SulAmerica Seguros foi uma das primeiras companhias a mudar a mentalidade e a investir em cloud computing há uma década. "Essa decisão nos deu uma escala absurda na análise das informações. Criamos data lakes que nos ajudam a tirar a performance dos dados. E mais importante: criamos uma comunidade em torno dos dados", afirmou.

Um dos pontos da jornada digital, acrescentou Vital, foi o de perceber que a tomada decisão deixou de ser feita por percepções de pessoas para ser feita em cima dos dados. "Contando assim parece ter sido fácil. Não foi não. Tivemos que mudar completamente a nossa cultura. Tivemos que superar a resistência e sermos resilientes. E foi dessa guinada que veio a decisão de formar pessoas em dados até para atender as demandas, que se multiplicam.", acrescentou.

Uma ação da SulAmérica Seguros foi a de firmar uma parceria com a Universidade de São Carlos, em São Paulo, para criar uma turma de Ciência de Dados. E a grande novidade foi que a maior parte dos alunos não tinha origem em TI. "Eles vieram de diferentes áreas com o interesse de desenvolver carreira", completou o head de Data Analytics.


Carreira
BriviaDez lança programa gratuito de formação para cientista de dados

Com duração de 90 dias e enfoque prático, o Data Training Program é voltado a jovens estudantes da área de exatas. Objetivo é formar 40 profissionais. Não é exigida experiência profissional, mas os interessados devem estar estudando um curso técnico ou graduação. Inscrições já estão abertas.

Governo busca interesse dos órgãos federais em postos para carros elétricos

Acordo entre o governo federal e o governo do Distrito Federal já prevê a instalação de seis ‘eletropostos’, mas demanda pode aumentar esse número.

Governo chega à marca de 1 mil serviços públicos digitalizados

Desempenho mantém em curso a meta de digitalização total de 3,8 mil serviços até 2022. 

Intelit: Compras públicas têm de abrir espaço à inovação e às startups

O CEO da prestadora de serviços de TI, Lincoln dos Santos Pinto, observa que um processo de compra pública leva em torno de seis meses, o que atrasa a inovação. Sobre a venda do Serpro e Dataprev, lembra da LGPD e defende o Estado como tutor dos dados pessoais do cidadão.

Governo federal x sindicatos: Proibido o recolhimento da contribuição sindical dos servidores

Portaria publicada nesta segunda, 5/10, orienta sobre "impossibilidade de cobrança de contribuição sindical por parte do servidor público federal da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional".




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G