Home - Convergência Digital

Itália diz amém aos EUA na briga contra Huawei e Alemanha é a próxima

Convergência Digital* - 01/10/2020

Na terceira viagem à Europa nos últimos três meses, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, conseguiu mais uma adesão à guerra comercial contra a fabricante de equipamentos de telecomunicações Huawei: a Itália. Em entrevista concedida ao lado do representante norte-americano, o ministro de Relações Exteriores Luigi Di Maio confirmou ter os instrumentos legais para barrar o fornecedor chinês. 

“Estamos bem cientes das preocupações americanas”, disse Di Maio, segundo o jornal italiano La Repubblica. “A Itália está plenamente ciente de garantir a segurança das redes 5G”, disse o ministro, antes de completar que a Itália “está firmemente ancorada aos EUA”. A Itália não baniu formalmente a Huawei, mas já garantiu que a principal operadora de telecomunicações do país não vai usar equipamentos 5G da fabricante chinesa.  

Além disso, o governo do país já apresentou uma legislação que lhe confere o poder de vetar e vetar o uso de equipamentos específicos. Di Maio referiu que a questão foi considerada prioritária e apelou ao debate de uma abordagem unificada a nível da União Europeia.

Com ou sem abordagem unificada, o resultado caminha para o mesmo fim. O Reino Unido e a França já decidiram descontinuar o uso de equipamentos da Huawei. E até a Alemanha dá sinais de que vai se curvar à pressão dos Estados Unidos. Na terça, 29/9, relatórios divulgados em Berlim mostraram que o governo alemão está tentando introduzir novas regras para garantir a segurança das redes 5G que equivaleriam a uma exclusão de fato da Huawei. O movimento foi festejado pelo subsecretário de Estado dos EUA, Keith Krach, em entrevista ao canal Euractiv News. 

“Eles [a Alemanha] estão lançando uma Lei de Segurança de TI e estão se movendo em todas as direções corretas. Nossa posição é que queremos ser capazes de educá-los e queremos que eles aprendam com nossas experiências e as experiências de outros países”, disse o subsecretário. 

* Com informações do South China Morning Post

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

20/10/2020
EUA pressionam Brasil a banir Huawei em troca de financiamento para 5G

19/10/2020
NASA leva 4G e projeta 5G na Lua

15/10/2020
5G: Teles insistem em filtro nas parabólicas e rejeitam migração da TV

14/10/2020
Curso online gratuito da Huawei sobre 5G é agendado para 15 de outubro

14/10/2020
Sem antenas, Belo Horizonte pode ficar sem 5G

09/10/2020
TIM e TIP, liderado pelo Facebook, criam ambientes de testes OpenRAN na Inatel

08/10/2020
TIM: 5G do marketing chega logo, 5G de verdade, só depois do leilão

07/10/2020
Oi segrega frequência do 3G para entrar na disputa do 5G

05/10/2020
Área técnica da Anatel prevê cinco blocos de 80 MHz para leilão 5G

05/10/2020
Nos EUA, FCC vence round contra teles por faixa de 6GHz para Wi-Fi

Destaques
Destaques

Conexão no campo pode render até R$ 50 bilhões em dois anos

Estudo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) revela que, hoje, faltam quase 15 mil antenas e torres para ofertar o serviço necessário para a digitalização do agronegócio. Os números foram revelados no Painel Telebrasil 2020.

Vitor Menezes, Minicom: Vamos brigar por um leilão 5G não arrecadatório

O Ministério das Comunicações sinalizou às operadoras que trabalha para convencer os colegas de Esplanada a concentrar os valores envolvidos no leilão do 5G em compromissos de cobertura, minimizando o preço a ser pago ao Estado, afirmou o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, ao participar do Painel Telebrasil 2020.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet 5G traz disrupção para Telecomunicações até no modelo de negócio

Por Eduardo Grizendi*

Na RNP, estabelecemos um objetivo estratégico ambicioso – o de prover uma ciberinfraestrutura, segura, de alto desempenho e disponibilidade e, ao mesmo tempo, ubíqua, onipresente, em qualquer lugar e a qualquer hora, para nossas comunidades de educação, pesquisa e inovação.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site