Clicky

INOVAÇÃO

TOTVS Techfin: Na crise, sobrevivem os mais adaptáveis às mudanças

Por Roberta Prescott* ... 30/09/2020 ... Convergência Digital

A disrupção ocasionada pelas fintechs começou com a revolução digital, foi capitalizada durante as crises e ganhou forças com uma agenda regulatória favorável a beneficiar o cliente e com o acesso mais barato à tecnologia, permitindo que toda empresa se torne uma fintech. Assim resumiu Eduardo Neubern, diretor-executivo da Totvs Techfin, a jornada digital na Abes Software Conference 2020, nesta quarta-feira 30/09.

Segundo ele, a revolução das fintechs foi acelerada pela crise recente. "Recapitulando, nos últimos 20 anos, tivemos a crise do ano 2000, que culminou na descontinuidade de vários modelo de negócios, mas também serviu para impulsionar o nascimento ou crescimento de empresas que hoje são dominantes, como Google; a crise de 2008 da depressão mundial, mas que a reboque vimos surgimento e crescimento de empresas que hoje dominam o dia a dia como Uber, uma crise que se mostrou dura e que foi uma grande oportunidade para surgimentos de tecnologia e novos modelos e maneira de se relacionar com clientes. A crise atual não é diferente. Vimos, até agora, o fenômeno do Zoom, que já teve em momento de pandemia aumento de 30 vezes na base de usuário. O Zoom é um exemplo e daqui uns anos vamos falar de outras empresas que surgiram durante a crise", explicou.

No atual momento, a exemplo do que ocorreu em crises anteriores, haverá o desaparecimento de algumas empresas e a tendência é ter empresas mais sólidas sendo mais resilientes e crescerem. É a sobrevivência dos mais adaptáveis, como colocou Neubern. Para o mundo das fintechs, o momento atual tem dois fatores cruciais: uma agenda regulatória pró-abertura, pró-inovação e pró-competição.

"A redução inteligente dos custos para o usuário final é a ambição. Mais recentemente com o PIX e com o Open Banking encontramos o denominador comum: a ideia de que o dono do dado é o usuário, o consumidor, o cliente; e que a informação tem de estar disponível para o mercado", apontou. Ao ambiente regulatório favorável e busca pela democratização, se aliam as reduções nos custos de tecnologia e do armazenamento de dados.

"Os  dados são fator preponderante para que uma série de coisas aconteçam, como a personalização da oferta (baseado nos dados do ERP), uma oferta de valor mais inteligente para quem usa e quem oferta, uma maior aprovação de crédito, taxas menores, inadimplência menor ao mesmo tempo preservando spread, a margem de quem faz, de quem oferece o serviços", ressaltou.


Cloud Computing
AWS: Nuvem reduz custos em 61% e aumenta eficiência da TI em 74%

O diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais, enfatiza que 2020 foi o ano da disparada na transformação digital e destaca que as instituições financeiras da América Latina estão investindo 76% acima do ano passado em IaaS, PaaS e SaaS. 

Petrobras faz primeiro edital para contratar soluções ágeis

Demanda é voltada para Saúde, Segurança Operacional, Otimização e Automação de Processos. Piloto servirá para testar a estratégia de inovação aberta da companhia. Os novos modelos de compras públicas serão debatidos no 5X5 TecSummit, que acontecerá de 07 a 11 de dezembro.

5x5 TecSummit debate o prontuário único do DATASUS

O debate sobre os desafios do órgão responsável pela implementação da Saúde Digital no Brasil acontece com o diretor do Departamento de Informática do ministério da Saúde, Jacson de Barros, no dia 08 de dezembro.

Casa Civil assume o comando das políticas de inovação

Nova política - feita a partir do Decreto 10.534/20 - cria Câmara de Inovação, com 11 ministérios, e MCTI como "escritório de projetos". Promessa é que iniciativa privada será convidada a compor subcomitês específicos. 

FCA e TIM anunciam carro conectado no Brasil para primeiros meses de 2021

Os carros das marcas Fiat, Jeep e Ram virão com eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo com 4G. "O carro será um smartphone e um tablet", afirma o CIO da FCA, André Souza Ferreira.

Polícia Federal quer usar drones no combate aos crimes eleitorais.

Expectativa é que mais de 100 drones sejam usados para inibir e flagrar condutas ilegais na eleição deste ano.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G